Banco de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Digita tua capa aqui mlk

Bancos de dados (também conhecidos por base de dados) são conjuntos de dados, que são ordenados, organizados e relacionados por meio de um sistema, gerando assim uma redede informações. Esses sistemas são conhecidos pela sigla SGBD, que significa Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados.
Os SGBDs foram inventados na década de 70, mas somente a partir da década de 80se tornou realmente popular com o advento dos SGBDs relacionais. Esse modelo relacional é uma teoria matemática criada por Edgar Frank Codd que define como uma base de dados deve funcionar. Essessistemas foram criados com o intuito de reduzir a redundância da informação e a eliminação da inconsistência da mesma, além de proporcionarem maior flexibilidade no acesso à informação, maiorintegridade e segurança e possibilitar a independência dos dados face às aplicações.
O SGBD pode ser dividido em três níveis de arquitetura: físico, conceitual e visualização. O nível físico consiste na formacomo os dados são armazenados e organizados internamente. O conceitual é a forma como se organiza os dados logicamente, é nesse momento que se constituem o número e o tipo de atributo, estes que irãogerar a relação entre os dados, sua estrutura, etc. E por último temos a visualização, que nada mais é do que a forma que a informação será apresentada para o usuário.
Para que seja possívelcompreender o que forma exatamente uma base de dados é importante discutir conceitos como entidade, atributo e domínio. A entidade seria qualquer objeto ou conceito, como por exemplo aluno, professor,disciplina etc, com interesse em causa e sobre a qual precisamos guardar alguma informação. Atributos são as características de uma entidade, por exemplo a entidade professor teria os atributos idade, sexo,especialização etc, representando assim situações reais. Para cada atributo corresponde um valor para um determinado elemento, e ao conjunto de todos os possíveis valores de um elemento dá-se o...
tracking img