Banco de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BANCO DE DADOS








Caxias do Sul
2011







BANCO DE DADOS





.




2011
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 4
2 Fundamentação TEÓRICa 5
2.1 Banco de Dados 5
2.2 Evolução Histórica 6
2.3 Estrutura do Banco de Dados 7
2.4 Características de um Banco de Dados 7
2.3 Tipos de Bancos de Dados 9
2.3.1 Oracle 9
2.3.2 SQL 10
3considerações finais 12
REFERÊNCIAS 13








1 INTRODUÇÃO

O crescimento global face a evolução tecnológica tem trazido a vida do ser humano ferramentas que auxiliam o desenvolvimento de tarefas do cotidiano simplificando coisas que em um passado não muito distante eram de difícil resolução. O ser humano vive atualmente cercado de novas tecnologias, capazes de simplificar deforma grandiosa o seu dia-a-dia.
As organizações por sua vez, não tem como perdurarem no mercado acirrado sem que sigam os avanços tecnológicos, constantes atualizações no modo de gestão das empresas são pré-requisitos para continuar competitiva no mercado, qualidade e preço são apenas o básico que os clientes buscam de seus fornecedores. O uso de sistemas de informações nas organizaçõesfaz-se necessário mediante o atual cenário dos mercados, estes sistemas auxiliam e orientam as empresas de forma clara e objetiva apoiando o processo de tomada de decisões, função de grande importância para os administradores. Uma decisão errada pode comprometer a integridade da organização.
Desta forma os sistemas de informações fazem parte das organizações modernas onde através dainserção de dados há um processamento dos mesmos e consequentemente uma saída, denominada informação, esta de acordo com a necessidade de cada organização trará ou demonstrará algo que sirva de orientação ao administrador, bem como, norteie sua decisão. Juntamente com os sistemas, as empresas possuem bancos de dados onde ficam armazenados informações relevantes à operação da organização, foco dopresente projeto que apresentará com maior clareza a significância do mesmo.

2 Fundamentação TEÓRICa


2.1 Banco de Dados

A implementação da informática em organizações acontece, muitas vezes, de maneira evolutiva e gradual. Com o crescimento da organização automaticamente a tendência é que o nível de informação aumente fazendo necessário o uso de ferramentas que auxiliem deforma cada vez mais eficaz o atendimento dos resultados esperados pela gestão da mesma. Para tal seus dados necessitam de armazenamento de forma ordenada afim de garantir consistência, precisão e agilidade nas informações requeridas, deste modo, as organizações armazenam seus dados em um banco de dados onde informações são buscadas através de um software especifico.


[pic]
Figura01:Representação de um sistema de banco de dados.
Fonte:Internet.

Deste modo, o controle de informações disponíveis em uma organização precisa ser eficaz para o atendimento rápido e preciso as consultas ou intervenções que os gestores necessitam para seu dia-a-dia. Tais informações ficam armazenadas em um banco de dados, que conforme afirmado por Korth (1999) é o conjunto de dados que possuemrelação, sendo que neste conjunto são armazenados dados pertinentes a organização. Para que o banco de dados funcione há necessidade de um sistema que o gerencie, ou seja, deve haver um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD), constituído pelo conjunto dos dados conciliados a programas que os acessem. Korth (1999) afirma ainda que o principal objetivo de um SGBD é propiciar conveniência e eficiênciana recuperação e armazenamento de informações no banco de dados, uma vez que estes sistemas são projetados para gerir uma grande gama de informações, em outras palavras, um sistema de banco de dados é basicamente um sistema computadorizado de manutenção de registros. Pode ser considerado o equivalente eletrônico de um armário de arquivamento, ou seja, um repositório ou recipiente para uma...
tracking img