Banco de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Baseando-se nos conceitos apresentados em sala de aula e de acordo com o seu entendimento, responda às questões abaixo.

DICA: Consultas às referências bibliográficas auxiliarão nas respostas.

OBJETIVO: Esta atividade visa revisar e fixar os conteúdos apresentados nas aulas anteriores.

Observação: A atividade deverá ser respondida INDIVIDUALMENTE e entregue na data de 04/03/2012 no inícioda aula.

1) Enumere as principais diferenças entre o desenvolvimento de software com arquivos convencionais e o desenvolvimento de software com SGBD. (Questão extraída do livro “Projeto de Banco de Dados”, 2009).

Resposta: Redundância e inconsistência de dados, Dificuldade no acesso aos dados, Isolamento dos dados, Anomalias de acesso concorrente, Problemas de segurança, Problemas deintegridade.

2) Descreva alguns fatores que levam alguém a preferir o uso de arquivos convencionais ao uso de SGBD. Descreva alguns fatores que levam alguém a preferir o uso de SGBD ao uso de arquivos convencionais. (Questão extraída do livro “Projeto de Banco de Dados”, 2009).

Resposta: Arquivos convencionais: Manutenção mais simples possibilitando a produtividade dos programadores, programasmenores além de investimento de baixo custo, facilidade de treinamento. SGBD: Possibilita o gerenciamento de acesso, manipulação, segurança e organização dos dados. Possibilitando inclusão, alteração, exclusão e consulta de dados.
3) Sem consultar os materiais de apoio fornecidos, responda: (Questão extraída do livro “Projeto de Banco de Dados”, 2009).

O que é um Banco de Dados? Resposta:Conjunto de dados relacionados que tem por objetivo atender a uma comunidade de usuários ou coleções de informações que se relacionam de forma que crie um sentido.

O que é um Sistema de Gerência de Banco de Dados? Resposta: Um programa que gerencia arquivos, tabelas ou dados. O Objetivo da SGBD é retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, a manipulação e a organização dosdados.

O que é um Modelo de Dados? Resposta: O princípio básico do modelo relacional é o princípio da informação: toda informação é representada por valores em relações.

O que é um Esquema de dados? Resposta: é uma coleção de objetos de um banco de dados que estão disponíveis para um determinado usuário ou grupo. 

4) De acordo com o cenário abaixo, apresente a melhor arquitetura para a suaimplementação.

Cenário: Uma pequena empresa com cerca de 7 usuários decide contratar um profissional de tecnologia da informação para informatizar os seus processos internos. De acordo com o seu conhecimento a respeito das arquiteturas de Banco de Dados, qual (Arquitetura) você escolheria para esta situação? Justifique.

Resposta: Usaria a arquitetura de 3 camadas, facilitando a atualizaçãoda aplicação.

5) De acordo com o cenário abaixo, apresente a melhor arquitetura para a sua implementação.

Cenário: Uma empresa que atua em um mercado muito promissor, com cerca de 10 usuários e com uma perspectiva de crescimento de 300%, tanto em pessoal quanto em estrutura, para o próximo ano decide contratar um profissional de tecnologia da informação para informatizar os seus processosinternos. De acordo com o seu conhecimento a respeito das arquiteturas de Banco de Dados, qual (Arquitetura) você escolheria para esta situação? Justifique.

Resposta: Usaria a arquitetura de 4 camadas, onde a aplicação se aloca na web para facilitar atualização da mesma após o crescimento em 300% da empresa em número de computadores.

6) Relacionando as definições dos modelos de dadosapresentados nas páginas 24, 25 ,26 e 27 do Livro de Carlos Alberto Heuser “Projeto de Banco de Dados(2009)” com a definição apresentada no slide 25, como você enquadraria os níveis de projetos de um banco de dados com os modelos de dados?

Definições de Carlos Alberto Heuser:

Modelo Conceitual: Um modelo conceitual é uma descrição do banco de dados de forma independente de implementação em um SGBD....
tracking img