Banco de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1893 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Boa Viagem Sistemas de Informação Gerenciais

EXERCÍCIO PASSO-A-PASSO PEDIDOS E CONTROLE DE ESTOQUE

Microsoft Access

Professor:

M.Sc. Joel da Silva

Copyright © 2006 - Prof. M.Sc. Joel da Silva (joel@fbv.br)

RecifeRecife-PE 2006

FBV

Controle de Estoque passo-a-passo

Prof. M.Sc. Joel da Silva

O objetivo desta apostila é mostrar passo-a-passo a construção deum pequeno sitema para cadastro de clientes, produtos, vendedores, realização de pedidos e controle de estoque. Para simplificar, as tabelas serão criadas com o mínimo de atributos necessários para demonstrar o funcionamento do sistema. Como exercício, adicione os demais atributos nas tabelas. As tabelas que estarão presentes no sistema, bem como seus relacionamentos, são demonstradas na figuraabaixo:

Siga as instruções abaixo:

1. Crie um banco de dados novo (vazio): − Use o comando Arquivo / Novo / Banco de dados vazio; − Salve o banco de dados com o nome BDPEDIDOS; 2. Criando as tabelas: − Crie as seguintes tabelas:

Copyright © 2006 - Prof. M.Sc. Joel da Silva (joel@fbv.br)

Preste atenção na criação da tabela Pedidos. No campo CodigoCliente, criaremos um relacionamento com atabela Cliente utilizando o tipo de dados Assistente de Pesquisa... (Veja Figura abaixo)

Para o tipo de dados do campo CodigoCliente selecione a opção Assistente de pesquisa.

Após acionar o Assistente de Pesquisa irá aparecer uma tela semelhante a esta:

Copyright © 2006 - Prof. M.Sc. Joel da Silva (joel@fbv.br)

Selecione a primeira opção e clique em avançar. O objetivo aqui é criarum relacionamento para recuperar os dados da tabela Cliente. Para isso, selecione a tabela Cliente: (ver figura)

Clique em Avançar e selecione os campos da tabela Cliente que você deseja visualizar:

Copyright © 2006 - Prof. M.Sc. Joel da Silva (joel@fbv.br)

Copyright © 2006 - Prof. M.Sc. Joel da Silva (joel@fbv.br)

Clique em avançar novamente.

Desabilite esta opção para mostrar ocampo chave da tabela.

Se você já inseriu algum registro na tabela Cliente ele irá aparecer aqui.

Neste ponto você pode clicar em concluir que o relacionamento estará criado. Se você for no menu Ferramentas Relacionamentos e adicionar as tabelas Pedidos e Clientes o resultado será semelhante a este:

O relacionamento entre as tabelas foi criado, entretanto, não foi aplicada a restrição deintegridade referencial. Para isso, dê um clique duplo no relcionamento para aparecer a tela com as configurações do relacionamento e em seguida habilite a opção Impor Integridade Referencial (Conforme figura abaixo)

Copyright © 2006 - Prof. M.Sc. Joel da Silva (joel@fbv.br)

Agora faça o mesmo procedimento para criar o relacionamento da tabela Pedidos e a tabela Vendedor. Em seguida, crie atabela DetalhePedido. Esta tabela é necessária para que um cliente possa comprar mais de um produto. Se tivessemos adicionado somente um campo na tabela Pedidos para conecesão com a tabela Produto, em um pedido, um Cliente somente poderia comprar um Produto (Veja figura abaixo)

Os campos CodigoPedido e CodigoProduto serão a chave composta desta tabela. Faremos isso para evitar que em um mesmopedido sejam adicionados dois produtos iguais.

No campo CodigoProduto, selecione a opção Assistente de Pesquisa e repita o processo que fizemos anteriormente para relacionar a tabela Pedidos com a tabela Cliente.

Não define este campo como Número. Em seguida você precisará criar um relacionamento entre este campo e o campo CodigoPedido da Tabela Pedidos e impor integridade referencial.Para criar a chave composta, selecione os dois campos (CodigoPedido e CodigoProduto) e em seguida clique no botão para a criação da chave primária.

3. Criando os relacionamentos e impondo integridade referencial : Neste ponto, se você acessar o menu Ferramentas Relacionamentos e em seguida adicionar todas as tabelas criadas no banco de dados, uma tela semelhante a esta deverá aparecer:

Compo...
tracking img