Banco de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

________________________________________________________________________

Etec “Lauro Gomes”.


















Camila Barbosa Teixeira
Gleyce de Oliveira
Jéssica Campos
RafaelWellen Fernandes da Silva






Professor Orientador

Airton Ferreira








São Bernardo do Campo / SP
2012


SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 1


2 BANCO DE DADOS 1


2.1 Dependência Programa/Dados 7


3 TIPOS DE BANCO DE DADOS 1


4 DBMS RELACIONAL 1


4.1 GERENCIAMENTO DO BANCO DE DADOS 1


4.2 MODELOS DE DADOS RELACIONAIS 11. INTRODUÇÃO


O Que é um Banco de Dados?

Um banco de dados (sua abreviatura é BD, em inglês DB, database) é uma entidade na qual é possível armazenar dados de maneira estruturada e com a menor redundância possível. Estes dados devem poder ser utilizadas por programas, por usuários diferentes. Assim, a noção básica dedados é acoplada geralmente a uma rede, a fim de poder pôr, conjuntamente, estas informações, daí o nome banco. Fala-se, geralmente, de sistema de informação para designar toda a estrutura que reúne os meios organizados para poder compartilhar dados.

[pic]


Utilidade de um Banco de Dados

Um banco de dados permite pôr dados à disposição de usuários para uma consulta, uma introdução ou umaatualização, assegurando-se dos direitos atribuídos a estes últimos. Isso é ainda mais útil quando os dados informáticos são cada vez mais numerosos. 

Um banco de dados pode ser local, quer dizer utilizável em uma máquina por um usuário, ou repartida, quer dizer que as informações são armazenadas em máquinas distantes e acessíveis por rede. 

A vantagem essencial da utilização dos bancos dedados é a possibilidade de poder ser acessada por vários usuários, simultaneamente. 

2. Banco de Dados

Quando falamos em banco de Dados queremos dizer sobre informações agrupadas e guardadas em determinado assunto e determinada ordem.
Um exemplo bem comum de banco de Dados é uma lista telefônica.

[pic]

Porém, há todo um processo para esse banco de Dados acontecer.
Antes de tudo há umahierarquia para que se haja um banco de dados, e essa hierarquia é composta por bit, byte, campo, registro, Arquivo e finalmente o Banco de Dados.

Exemplificando:

Bit é a menor quantidade de dados que se possa ter

Byte é um conjunto de bits que representa um caractere, ou seja um letra, um numero ou um símbolo.

Campo é uma palavra, um grupo de números, ou seja, o nome de uma pessoa é umcampo.

Registro é basicamente a informação continuada do campo, ou seja, após o “nome” coloca-se o numero de telefone, endereço, e etc, fazendo-o se tornar um Registro.

Arquivo é mais de um registro agrupados, ou seja, mais de uma informação.

Banco de Dados é quando vários arquivos do mesmo tipo se juntam.
[pic]


O Banco de Dados é algo muito importante para uma empresa, pois lá seencontra basicamente tudo o que tem na mesma, e normalmente são divididos por departamentos. Exemplo: Financeiro, Faturamento, Recursos Humanos, Compras, etc.

No banco de dados você pode encontrar tudo de mais necessário, desde os dados dos funcionários como a lista de fornecedores a serem pagos.

O banco de Dados “salvou” a vida de muitos empresários, porém ele só foi “descoberto” emmeados dos anos 70 quando uma empresa chamada IBM percebeu que estava custando muito caro contratar pessoas para organizar os arquivos, sem contar que informações cruciais poderiam escapar através das mesmas.

Nessa época, por mais que fosse muito custoso manter uma pesquisa desse porte, valeria a pena no futuro e com isso eles mergulharam nas pesquisas.
Após a criação do banco de...
tracking img