Banco de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Banco de Dados e Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados

1. Origens
A administração estratégica passou a ser o grande foco das organizações dispostas a vencer nesse século que se inicia. Cada vez mais, informações diferenciadas, simuladas e preditivas tornam-se imprescindíveis para as organizações modernas.


A análise ambiental, tanto no que concerne asrelações das organizações com o macroambiente, quanto na análise das forças que regem a concorrência da indústria, necessitam de dados estatisticamente trabalhados para apoiar os tomadores de decisão.


Essas premissas então, nos remetem diretamente para técnicas de armazenamento de dados com grandes capacidades e que permitam grande agilidade na obtenção de informações.


Em todos ossistemas de informação, os dados devem ser organizados e estruturados para que possam ser usados com eficácia. No entanto, a menos que as informações possam ser facilmente processadas e acessadas, os sistemas não poderão alcançar os seus propósitos. Devido aos desorganizados métodos de armazenamento e de recuperação de informações, muitas empresas com excelentes hardwares e softwares não conseguemproduzir informações oportunas e precisas.


Conforme Laudon(1999), na maioria das organizações ditas informatizadas, os dados são organizados em sistemas de informação computadorizados segundo uma hierarquia que começa com bits e bytes e prossegue com campos, registros, arquivos e bancos de dados.

As organizações são sistemas que buscam adaptação as mudanças impostas peloambiente, de tal sorte que necessitam constantemente de novos dados e de informações. Para qualquer negócio em expansão ou em transformação, o gerenciamento de dados pode se tornar uma tarefa muito complicada. Um dos meios mais tradicionais de gerenciamento de dados é através de arquivos. Um arquivo consiste em uma coleção de registros relacionados.


Conforme Stair(1998), antigamente a maioriadas organizações tinha inúmeros arquivos de dados de aplicação específica, determinando a abordagem tradicional do gerenciamento dos dados organizacionais.


Em arquivos tradicionais, os registros de dados são organizados utilizando-se uma organização de arquivos seqüenciais ou uma organização de arquivos de acesso aleatório ou direto.


Contudo, os arquivos seqüências estãoficando ultrapassados, somente utilizados por aplicações mais antigas de processamentos batch (lotes). As transações online, exigem um dispositivo de armazenamento de acesso direto e de alguma forma de organização direta de arquivos, uma vez que necessitam fornecer a informação em tempo real para o usuário.


Esse tipo de ambiente vem mostrando ao longo da história, problemas comoredundância de dados, dependência programa/dados, confusão de dados e custos excessivos de software. A figura 3 ilustra a abordagem tradicional de organização de dados.





































Em reação aos muitos problemas do ambiente de arquivos tradicionais, surge a abordagem de banco de dados para a guarda e o gerenciamento dos dadosorganizacionais. Um banco de dados, organiza informações e armazena dados fisicamente em uma só localização, utilizando um software especial de gerenciamento, de modo que esse depósito comum de dados possa ser compartilhado por muitas aplicações diferentes. Bancos de dados, é uma área da computação que experimentou grande desenvolvimento nas décadas de 70 e 80 e continua em ritmo acelerado de pesquisa edesenvolvimento. Com as bases teóricas da tecnologia relacional lançadas na década de 70 e o lançamento comercial de muitos sistemas gerenciadores de banco de dados (SGBDs) relacionais na década de 80, o gerenciamento de grandes volumes de dados pode hoje ser feito cada vez mais de forma segura, eficiente e barata.


A figura 4 ilustra a abordagem de banco de dados e o gerenciamento de...
tracking img