Banco de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso Superior em Tecnologia de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Campus Alegrete

Banco de Dados I
Cristhiano Bossardi de Vasconcellos

Parte 5

Exercícios
4) Dê um exemplo de um relacionamento ternário. Mostre como a mesma realidade pode ser modelada somente com relacionamentos binários.

Respostas do 4
Número de entidades que participam de um relacionamento: 2 – binário, 3– ternário, 4 – quaternário... Exemplo: Considerando:

Respostas dos Exercícios
Exemplo de relacionamento ternário.

Respostas dos Exercícios
Tentativa de transformação em relacionamentos binários

Respostas dos Exercícios

Quem é o analista do projeto P2? É possível identificá-lo?

Respostas dos Exercícios
Uma solução que a primeira vista pode parecer equivalente ao relacionamentoTernário. Esta solução não é equivalente a original. Nela ocorre perda de informações.

Respostas dos Exercícios
Transformação correta

Exercícios
5) Mostre como o modelo ER abaixo pode ser representado sem uso de relacionamentos ternários, apenas usando relacionamentos binários.

n

1

n

Respostas dos 5

Exercícios
6) Para o exemplo de relacionamento ternário da questãoanterior, justifique a escolha das cardinalidades mínima e máxima no modelo criado por você.

Resposta do 6
•Uma cidade pode participar de no mínimo nenhuma e no máximo n distribuições. •Um distribuidor pode participar de no mínimo nenhuma e no máximo n distribuições. •Um produto por participar de no mínimo nenhuma e no máximo n distribuições. •Uma distribuição é realizada em uma cidade por umdistribuidor e de um produto. Um e somente um.

Exercícios
7) Considere o DER abaixo. Para que a restrição de cardinalidade mínima seja obedecida, que ocorrências de entidade devem existir no banco de dados, quando for incluída uma ocorrência de EMPREGADO? E quando for incluída uma ocorrência de MESA?
Help: Quando se fala de ocorrências de entidade, está se referindo a “coisas cadastradas” nestaentidade. Exemplo de uma ocorrência da entidade empregado: João da Silva. CPF 899888888-66, telefone 666-9090, etc.

Resposta da 7
Já deve existir uma ocorrência da entidade MESA para poder vincular um FUNCIONÁRIO a uma MESA, pois a relação é de que um empregado tenha no mínimo uma mesa e no máximo também uma. Relação de obrigatoriedade. Quando for incluída uma ocorrência da entidade MESA, jánão exige que haja uma ocorrência na entidade EMPREGADO porque a relação é de no mínimo zero e no máximo um EMPREGADO. Desta forma, não exige obrigatoriedade nenhuma. Relação opcional.

Exercícios
8) Construa um DER que modela a mesma realidade que a mostrada no DER abaixo, usando apenas relacionamentos 1:n.

Reposta da 8
A transformação do relacionamento ATUAÇÃO em entidade resulta nomodelo ER abaixo. Observe que uma ocorrência de ATUAÇÃO é identificada pelos relacionamentos com as entidades PROJETO e ENGENHEIRO.

Exercícios
9) Considere o relacionamento EMPREGADO-DEPENDENTE que aparece na abaixo. Considere que um dependente de um empregado possa ser também empregado. Como o modelo deveria ser modificado para evitar o armazenamento redundante das informações das pessoas quesão tanto dependentes quanto empregados?

Resposta da 9
9) A Figura a seguir apresenta um modelo ER que resulta da modificação do
modelo proposto no exercício. A modificação consta em possibilitar que um dependente seja empregado. Caso se mantivesse o modelo original o nome do dependente seria armazenado redundantemente. A solução adotada foi a de especializar a entidade DEPENDENTE em duas,DEP.Ñ EMP., que contém os atributos dos dependentes que não são empregados e DEP.EMP., que não contém atributos mas está relacionada a entidade empregado correspondente.

(0,n)

Resposta da 9
Para melhor visualizar vamos observar como ficaria o modelo lógico, as tabelas:

Empregado Codigo empregado Nome Dep. Empregado Codigo empregado Codigo dependente Num. sequencia

Dep. Não...
tracking img