Banco de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2681 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
MODELO RELACIONAL NORMALIZADO – MRN 0
PADRÃO SQL 0
PROCESSAMENTO DE TRANSAÇÕES 0
CONTROLE DE CONCORRÊNCIA 0
MODELO RELACIONAL NORMALIZADO – MRN 1
PADRÃO SQL 1
PROCESSAMENTO DE TRANSAÇÕES 1
CONTROLE DE CONCORRÊNCIA 1
1 INTRODUÇÃO 3
2 MODELO RELACIONAL NORMALIZADO – MRN 4
3 O PADRÃO SQL 6
3.1 ELEMENTOS DA LINGUAGEM 7
3.1.1 Cláusulas 7
3.1.2 Operadores Lógicos e Relacionais 73.1.3 Funções de Agregação 8
3.2 LINGUAGEM DE definição DE DADOS – DdL 8
3.3 LINGUAGEM DE MANIPULAÇÃO DE DADOS – DML 9
3.4 LINGUAGEM DE CONTROLE DE DADOS – DCL 9
3.5 LINGUAGEM DE TRASAÇÃO DE DADOS – DTL 10
3.6 LINGUAGEM DE CONSULTA DE DADOS – DQL 10
4 PROCESSAMENTO DE TRANSAÇÕES 11
5 CONTROLE DE CONCORRENCIA 14

1 INTRODUÇÃO
A busca pela eficiência na produção é uma das exigências domercado altamente competitivo que experienciamos no presente momento. Este trabalho, em sua primeira parte, visa a dar um panorama geral sobre a gestão de projetos e suas particularidades, como o sistema de métricas de software que são utilizados atualmente. A tarefa de julgar qual será o tempo necessário, quanto será gasto e quantos profissionais serão o bastante para a produção de um software éincumbida ao engenheiro de software que em seu auxilio terá a seu dispor várias técnicas para o desenvolvimento do projeto.
No mundo competitivo dos negócios, essa prática pode ajudar ao desenvolvedor a estabelecer quanto ele cobra por determinado projeto. Empresas poderão cobrar um preço justo pelos seus produtos e serviços, tudo graças ao uso de sistemas de medição de software.
Esse trabalhotambém visa a demonstrar o uso do gerenciamento de qualidade no desenvolvimento de software, bem como suas vantagens e desvantagens no uso de seus padrões e suas aplicações.

























2 MODELO RELACIONAL NORMALIZADO – MRN
A aplicação de regras, chamadas de regras normais, no processo de modelagem de um banco de dados, nos mostra o uso do processo denormalização. O conceito foi criado por Edgar Frank Codd, em 1974, e se baseia em que todos os dados estão gravados em tabelas.
Numa definição simplificada, podemos dizer que o Modelo Relacional Normalizado – MRN – tem como pilares o conceito de entidade e o conceito de relação. Estes dois itens estão intimamente ligados ao uso de tabelas em um banco de dados, pois que na construção dessas, aidentificação e a atribuição de valores à entidade é o que a define, tal qual a relação de cada atributo dessa tabela com as outras tabelas dentro do banco de dados.
O Modelo Relacional Normalizado propõe que todos os dados sejam representados de forma matemática, baseando-se na teoria dos Conjuntos de Cantor e na Lógica de Predicados, o que implica que todos os dados terão apenas dois valores: verdadeiroe falso. Esses dados serão tratados pela Álgebra Relacional.
Para fazer uso dos benefícios do MRN, é preciso que o analista use os seguintes parâmetros de estruturação. Esses parâmetros são definidos dentro do Modelo Normalizado como etapas:
- Primeira Forma Normal – 1FN;
- Segunda Forma Normal – 2FN;
- Terceira Forma Normal – 3FN;
- Boyce e Codd – BCFN;
- Quarta Forma normal – 4FN;
Oprocesso é seqüencial: começa por 1FN, segue para a 2FN, até chegar à ultima FN que convier ao caso; não pode ser realizado o 3FN depois do 1FN: nenhuma forma normal deve ser pulada e se uma das formas estiver erradas, não poderemos seguir em frente enquanto o erro não for solucionado.
A Primeira Forma Normal trata da ocorrência de dados repetidos dentro da mesma entidade: se houver muitos atributoscom a mesma finalidade, domínio e significado, é necessário remove-los e agrupá-los em uma nova entidade. Aqui começa a ser de suma importância dominar o conceito de Dependência Funcional, que ocorre quando um atributo determina o valor de outro atributo. Podemos exemplificar como tal ocorrência o uso das matrículas para funcionários, cargos. Esses atributos tornam o registro único, fazendo com...
tracking img