Banco de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino PresenciaL Conectado
Curso superior de Tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas

OSVALDO AROUCA DE OLIVEIRA JUNIOR

Banco de Dados i

Itabuna-Bahia
2010

OSVALDO AROUCA DE OLIVEIRA JUNIOR

Banco de dados i

Trabalho apresentado a disciplina Bando de Dados I da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Profº. Roberto Yukio Nishimura

Itabuna-Bahia
2010Sumário
1 INTRODUÇÃO 3
2 Modelo Entidade Relacionamento – MER 4
3 MODELO Estendido – MRX 7
4 Desenvolvimento de um diagrama no BR MODELO 8
5 Descrição textual narrativa baseado na leitura de um D.E.R ........................ 9
6 CONCLUSÃO 10
7 REFERÊNCIAS 11


INTRODUÇÃO

Veremos neste portifólio um resumo de um modelo conceitual de banco de dados, que é utilizado pela maioria dosSGBD ( sistema gerenciador de banco de dados ), o MER (modelo entidade relacionamento).
Veremos a importância da organização da informação em um banco de dados.
Modelo Entidade Relacionamento – MER

O Modelo de Entidades e Relacionamentos é um modelo abstrato cuja finalidade é descrever, de maneira conceitual, os dados a serem utilizados em um Sistema de Informações ou que pertencem a umdomínio. A principal ferramenta do modelo é sua representação gráfica, o Diagrama Entidade Relacionamento. Normalmente o modelo e o diagrama são conhecidos por suas siglas: MER e DER.
A notação original foi proposta por Peter Chen e é composta de entidades (retângulos), relacionamentos (losangos), atributos (círculos) e linhas de conexão (linhas) que indicam a cardinalidade de uma entidade em umrelacionamento. Chen ainda propõe símbolos para entidades fracas e entidades associativas. Por ser um modelo conceitual de alto nível de abstração não está interessado na forma como o banco de dados será implementado o foco principal deste tipo e modelagem o que deve ser feito com relação as realidades de negócios por este motivo é a completamente independente do SGDB. Ao criar um projeto de Banco dedados a primeira coisa a ser feita é o modelo conceitual representado por um diagrama Entidade relacionamento
O modelo entidade relacionamento é representado pelo diagrama de Entidade-Relacionamento - DER.
Abaixo tem um exemplo de entidade relacionamento :

Entidade, segundo Heuser é um “conjunto de objetos da realidade modelada sobre os quais se deseja manter informações no banco de dados”.Dentro de uma narrativa de requisitos e representado por um substantivo.
Em um DER, uma entidade é representada através de um retângulo que contém o nome da entidade (imagem abaixo). Este símbolo representa um conjunto de objetos do mundo real (tangíveis ou não tangíveis), quando precisamos especificar um objeto deste conjunto de objetos estamos a procura de uma ocorrência da entidade ouinstância.

Outro tipo de informação que um diagrama ER pode passar é a possível relação entre dois objetos distintos isso permite inter-relacionar os conjuntos de objetos, o nome dado a este tipo de informação é Relacionamento sendo representado por um losango e interligado à dois objetos - ou a um, no caso de auto-relacionamento - e dentro de uma narrativa de requisitos é representado por um verbo.Um relacionamento pode ter diversas característica próprias: uma delas é permitir ao analista identificar possíveis problemas conceituais que ocorrem quando uma entidade fica isola dentro de diagrama; regras de negócios estão expressas nestes elementos; pode interligar a entidade consigo mesma (auto-relacionamento), com dois elementos (relacionamento binário) ou mais(relacionamento ternário);Todo relacionamento apresenta a cardinalidade entre os objetos. Entenda por Cardinalidade:

Atributos é um atributo indispensável associado a uma entidade ou relacionamento, os atributos são representados por uma elipse, ou por pequenos círculos ligados por uma reta ao relacionamento ou entidade, em muitos casos o atributo deve permanecer ocultos para não poluir o entendimento do diagrama.
Os...
tracking img