Banco de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Definindo o Escopo: Modelo de Caso de Uso
“Agradei-me, particularmente, da possibilidade de que Joshua estivesse tão preso ao seu modo clássico de pensar que me permitisse realizar o incrível feito de chegar antes do que ele à interpretação correta do seu próprio experimento.”
James Watson
Como a língua portuguesa é ambígua, em alguns casos, necessitamos de um padrão que permita o uso delinguagem natural, mas em um formato que reduza as ambigüidades. Além disso, esse padrão deverá ser capaz de ser traduzido em uma estrutura de diagramas. A análise de requisitos busca capturar as intenções e necessidades dos usuários do sistema a ser desenvolvido através do uso de diagramas chamados "casos de uso". A modelagem de casos de uso não interfere nas técnicas de levantamento de requisitos.Pelo contrário, o caso de uso torna-se o “braço direito” do desenvolvedor, auxiliando-o a validar os requisitos extraídos junto ao usuário.
O que é um caso de uso?
Um caso de uso (Use Case) descreve uma seqüência de ações que representam um cenário principal (perfeito) e cenários alternativos, com o objetivo de demonstrar o comportamento de um sistema (ou parte dele), através de interações comatores.
O diagrama caso de uso representa a visão do usuário em um cenário de uso de um sistema que está sendo modelado. Seus propósitos são:
− Capturar e documentar requisitos;
− Validar funcionalidades em rotinas de teste;
− Promover as funcionalidades de um produto de software.
É uma forma do engenheiro de requisitos especificar os limites e as funcionalidades do sistema.
Permite:
− Queclientes e usuários validem o sistema;
− Que os desenvolvedores do sistema construam o que é esperado.
Componentes:
− Casos de usos
− Atores
− Relacionamentos
1
Sua construção passa pelas seguintes etapas:
− Modelagem de atores;
− Representação da comunicação do modelo entre os usuários (elementos externos) e o sistema que está sendo modelado;
− Modelagem de use-cases.
Notação:
Casode Uso
São funcionalidades que o sistema realiza e que fornece um benefício a um ator específico. As características do caso de uso são:
− São sempre iniciadas por um ator.
− Deve sempre retornar um resultado (valor) ao ator.
− Cada caso de uso especifica uma funcionalidade completa envolvendo os atores interessados. Deve sempre terminar com o resultado que deve ser dado ao ator.
Ator
Osatores são as classes que definem os papéis que os objetos externos ao sistema poderão encenar. Eles são usados para modelar usuários externos ao sistema que interagem diretamente com ele. O ator pode representar um usuário ou simplesmente uma outra aplicação que deverá interagir com uma funcionalidade proposta (Caso de Uso). Os atores são caracterizados por sua visão externa, e os objetos externosestão fora do escopo do projeto de software proposto. Atores participam de interações envolvendo troca de mensagens e ações com o sistema.
2
Interações (relacionamentos) entre Casos de Uso
Existem três tipos de relacionamento entre casos de uso. São eles:
Extensão () permite adicionar um novo comportamento para um Caso de Uso existente de uma forma não obrigatória, ou seja, a inserção deatividades no fluxo de um Caso de Uso sempre acontece de forma condicional.
Usa-se um relacionamento de extensão para:
− Expressar rotinas de exceção ou para expressar o desmembramento de um caso de uso (quando um fluxo alternativo possui um fluxo grande ou que mereça uma atenção especial);
− Separar um comportamento obrigatório de outro opcional;
− Separar um trecho do caso de uso que seráexecutado apenas em determinadas condições;
− Separar trechos que dependam da interação com um determinado ator.
3
Exemplo: Durante a execução do caso de uso Efetuar Venda, no momento do pagamento pode haver algum tipo de falha na autorização do cartão. Veja que esse não é um procedimento normal, pois o pagamento pode ser feito em dinheiro, cheque, débito em conta, etc. Assim, havendo falha na...
tracking img