Banco de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1226 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE BANCOS DE
DADOS PELA ORGANIZAÇÃO

RESUMO
Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de mostrar a importância dos Bancos de Dados para as empresas, mostrando os seus benefícios, formas e utilização e o quanto é indispensável à utilização desse sistema no contexto atual, no que se diz respeito à atuação das empresas no contextomercadológico.

Palavra Chave: Dados, Sistemas, Controle, Empresa e Informação.

1-INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, houve um grande crescimento no meio mercadológico, os dados e informação tornaram-se de grande importância para as empresas. A utilização de um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBS) assumiu um papel fundamental no desenvolvimento das mesmas, pois se fez necessário o uso de umsistema que organizasse todas as informações referente a pessoas, produtos, serviços, gastos, entrada e saída.
Além da organização quanto à manipulação desses dados, as empresas puderam detectar eventuais problemas que surgiram bem como, novas tendências de mercado, o que a coloca um passo a frente das demais no meio competitivo.
Neste estudo abordarei a importância dos Bancos de Dados paraas organizações, bem como a finalidade de sua utilização e benefício.

2-REFERENCIAL TEÓRICO

2.1- O QUE SÃO BANCOS DE DADOS
Para entender bancos de dados, é útil lembrar que os elementos de dados que constituem um banco de dados estão divididos em níveis hierárquicos. Esses elementos lógicos dos dados constituem os conceitos de dados no qual está embutido um banco de dados.
Banco de Dadosé uma coleção integrada de registros ou arquivos logicamente inter-relacionados. Um banco de dados do pessoal de uma empresa, por exemplo, poderá conter arquivos de folha de pagamento, atividades do pessoal e qualificações dos funcionários.
De acordo com a definição e relacionando-a a empresa a utilização de um Sistema de Gerenciamento dos Dados e Informações, armazena e relaciona de forma lógicaos dados e informações da organização, podendo ser usado para manipular arquivo e registro de funcionários, clientes, produtos e etc.

2.2-SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE BANCOS DE DADOS (SGBS)
Um Sistema de Gestão de Base de Dados, (SGBS) não e nada mais do que um conjunto de programas que permitem armazenar, modificar e extrair informação de um banco de dados. Há muito tipos diferentes de SGBS.Desde pequenos sistemas que funcionam em computadores pessoais a sistemas enormes que estão associados a mainframes. Um Sistema de Gestão de Base de Dados implica a criação de manutenção de bases de dados, elimina a necessidade de especificação de definição de dados, age como interface entre os programas de aplicação e os ficheiros de dados físicos e separa as visões lógicas e de concepção dosdados. Assim sendo, são basicamente três as componentes de um SGBD:

1.Linguagem de definição de dados (especifica, conteúdos, estrutura a base de dados os elementos de dados);
2.Linguagem de manipulação de dados (para poder alterar os dados na base);
3.Dicionário de dados (guarda definições de elementos de dados e respectivas características – descreve os dados, quem os acede e etc. (questão deinformação).

2.3- MANUTENÇÃO
Os bancos de dados de uma organização precisam ser constantemente atualização para refletirem as novas transações de negócios e outros eventos. Outras mudanças devem ser feitas para garantir a precisão dos dados nos bancos de dados.
É necessário estar sempre atento para a atualização do banco de dados da empresa, pois deve haver uma exatidão nas informaçõesatualizadas. Um sistema desatualizado, pode causar sérios problemas à organização, visto que o mesmo não reflete a condição atual da organização.

2.4-SEGURANÇA
O Backup controla por meio on-line, as informações geradas em uma máquina e as copia em alguma unidade de armazenamento de dados, que geralmente, conforme o porte da empresa são fitas DDS ou DLT, que possuem variações de capacidade de...
tracking img