Banco de dados xml nativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bancos de Dados XML Nativos

Janser Lemes Ferreira

Universidade Federal de Ouro Preto
ICEA – Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas



Resumo. O uso da linguagem XML vem se expandindo cada vez mais, esta expansão se dá pelo fato da mesma descrever vários tipos de dados, e facilitar a comunicação de informações entre aplicativos. O armazenamento de documentos XML é algo que ainda vemsendo pesquisado, através dos resultados das pesquisas, estão sendo propostos vários bancos de dados XML Nativos. Este artigo irá focar nos desafios do armazenamento de documentos XML em sistemas de banco de dados, e em apresentar algumas características de dois bancos de dados XML, eXist e Lore.



Abstract. The use of XML has been increasingly expanding, this expansion is partly because ofthat describe various types of data, and facilitate communication of information between applications. The storage of XML documents is something that is still being researched by the results of research are being offered several Native XML databases. This article will focus on the challenges of storing XML documents in database systems, and show some characteristics of two XML databases, eXist andLore.



1. Introdução

O XML vem se tornando um padrão bastante usado na representação e troca de dados entre aplicações, devido à flexibilidade e ao dinamismo deste protocolo, podendo, por exemplo, armazenar diferentes estruturas de dados a cada momento da aplicação. Pela grande flexibilidade deste protocolo, o uso do XML está em plena expansão, principalmente na WEB, fazendo comque cada vez mais, as aplicações utilizem este tipo de documento. Os documentos XML são uma coleção de dados, no entanto, suas estruturas de armazenamento se diferem das existentes nos SGBDs tradicionais, principalmente no formato irregular dos dados. Devido a essa ampla utilização do XML, é necessário a utilização de sistemas eficientes de armazenamento e recuperação de dados.Para isso, estão sendo desenvolvidos Sistemas Gerenciadores de Banco de dados XML Nativos, os quais possuem suporte a armazenamento, indexação, processamento de consulta, controle de concorrência e transações, e também sistemas que estendem os SGBDs relacionais e objeto-relacionais já consolidados para também dar suporte a XML.




2. A Linguagem XML

XML (eXtensible Mark Language) éuma linguagem para representar dados como um texto que inclui uma marcação introduzida com intuito de descrever as propriedades dos dados. O uso de marcação permite que o texto seja intercalado por informações relacionadas ao seu conteúdo ou formas. A estrutura dos documentos XML é composta de um cabeçalho chamado de prólogo, e o restante do documento chamado de instância. O prólogo possuiinformações que identifica o documento como sendo XML, a instância contém dados organizados de forma hierárquica. Os elementos de um documento XML são marcados por tags, uma inicial usando colchetes angulares , e uma final, que além dos colchetes angulares, possui uma barra , podendo possuir conteúdo ou não entre estas marcações. As tags possuem a seguinte forma no texto que está sendomarcado: “nativos”, a região que vai da tag de abertura à de fechamento é chamada de elemento. A marcação fornece um mecanismo para adicionar meta-conteúdo e informações sobre a estrutura a um documento. As tags proporcionam um meio de inserir os dados formados por caracteres em um elemento. O elemento é o bloco de construção básico da XML, eles podem conter outros elementos aninhados em seuinterior, chamados de subelementos. Um documento é composto de somente um elemento externo, que contém outros elementos, podendo cada subelemento conter outros subelementos intercalados por dados de caracteres e assim por diante, como no exemplo a seguir.














Um conjunto de elementos com a as mesmas propriedades é chamado tipo de elemento. Os tipos de elementos são...
tracking img