Banco de dados temporais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1921 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Banco de Dados Temporais


Abstract. The databases have been widely used in various applications that need to store data. Several systems need to store the update history of data and to use this so-called Temporal Database. This paper presents the concept of temporal databases, and show their characteristics, advantages and disadvantages.
Resumo. Os bancos de dados têm sido largamenteutilizados em diversas aplicações que necessitam armazenar dados. Diversos sistemas necessitam armazenar o histórico de atualização desses dados e para isso utilizam os chamados Banco de Dados Temporais. Este trabalho apresenta o conceito de banco de dados temporais, além de mostrar suas características, vantagens e desvantagens.
1. Introdução

Diversos sistemas computacionais necessitam armazenar oresultado das operações feitas em seus dados para uma futura manipulação. Contudo, certas aplicações necessitam além do snapshot dos dados atuais, um histórico dos dados ao longo do tempo. Neste contexto, surgem os bancos de dados temporais, capazes de registrar todos os estados dos dados ao longo de um tempo, diferente dos bancos de dados convencionais que sobrescrevem dados antigos pelos dadosnovos.
Informações temporais podem ser armazenadas em banco de dados relacionais, contudo há a necessidade de cria-se atributos adicionais para cada entidade. Porém, tal operação fica a cargo do usuário, o que não é desejável. Para contornar tal situação, fez-se necessário que os SGBDs comerciais implementassem nativamente a manipulação das informações temporais.
É aconselhável que sistemasque necessitem do histórico do histórico dos seus dados utilizem banco de dados temporais, pois os mesmos são modelados de forma a representar esse tipo de informação.
2. Banco de Dados Temporais
Como o próprio nome informa, banco de dados temporal está relacionado ao tempo, oferecem a possibilidade de armazenar informações históricas a respeito de um determinado objeto que nele está sendomantido (Edelweiss 1998).
Um banco de dados temporal armazena as informações sempre que ocorre um dado evento ou quando um evento é considerado verdadeiro. Um evento pontual, ou fato pontual, normalmente são associados aos bancos de dados por um único ponto de tempo representado por alguma granularidade. Esta informação é frequentemente representada por uma série de dados temporal. Série de dadostemporal envolvem valores que são registrados de acordo com uma sucessão específica e predefinida de tempo (ELMASRI,NAVATHE,2005).
Os eventos de duração, por outro lado, podem ser referenciados por um período de tempo específico em um banco de dados (ELMASRI, NAVATHE, 2005). Exemplo: um funcionário ocupou a diretoria de uma empresa entre o período de 20 de março de 2008 à 31 de outubro de 2008.Um período de tempo é representado por um ponto inicial e um ponto final [START-TIME, END-TIME] (ELMASRI, NAVATHE, 2005). Essa representação, assim como nos conjuntos matemáticos, pode ser representada por intervalos abertos ou fechados.
(Edelweiss 1994) adota a seguinte classificação dos bancos de dados temporais: banco de dados instantâneos, banco de dados de tempo de transação, banco de dadosde tempo de validade e banco de dados bitemporais.
3. Granularidade
Em banco de dados temporais o tempo é considerado uma sucessão ordenada de pontos (chronon), com alguma granularidade, métrica, definida pela aplicação. Granularidade é a menor unidade que pode ser representada por uma unidade em uma aplicação temporal, i.e., é a representação do chronon. Ao definir-se a granularidade de umaaplicação implica que todos os eventos que ocorrem dentro de uma mesma granularidade serão considerados eventos simultâneos, sendo que, pode acontecer dos mesmos não serem(ELMASRI, NAVATHE, 2005). Está definição deve ser tomada com plena consciência das características da aplicação.
Para representação de dados temporais utiliza-se os seguintes tipos de dados: DATE, TIME,DATETIME, TIMESTAMP,...
tracking img