Banco de Dados - Simulado – Desafio Enade – UNOPAR.

475 palavras 2 páginas
Banco de Dados - Simulado – Desafio Enade – UNOPAR.

1) Na definição da aquisição de um software de banco de dados (SGBD) para uma empresa da área de transporte coletivo urbano, a direção da área de Informática conduziu o processo de decisão da seguinte forma: foi designado um profissional da área de banco de dados (aquele com maior experiência na área) e atribuída a ele a tarefa de decidir qual seria as opções disponíveis utilizando técnicas de simulação e testes específicos para cada SGBD analisado. Ao final, apresentou ao diretor um relatório em que indicava claramente qual o melhor SGBD (solução ótima) disponível no mercado. Com base nessa informação, o diretor da empresa disparou o processo de compra do software (SGBD) indicado.
Resposta: Racional.

2) O protocolo de bloqueio partilhado é uma das técnicas para o controle de concorrência de acesso aos dados. Se uma transação T qualquer obtiver um bloqueio no modo partilhado P de um item de dados A. o que a transação T pode fazer com o dado A?
Resposta: A transação T pode ler o item A, mas não pode gravar o item A.

3) Uma transação que tenha o seu estado identificado como ‘Falhado’ poderá seguir para qual passo a fim de dar continuidade na transação?
Resposta: Abortado.

4) Segundo o Padrão SQL para efetivarmos uma transação é utilizado um comando, que vai verificar e confirmar a transação. Qual comando é esse?
Resposta: COMMIT.

5) Considere o esquema de relação Cliente (CPF, nome, RGemissor, RGnro, endereço, loginemail, dominioemail) e as seguintes dependências funcionais (DF) válidas sobre o esquema:
DF1: CPF => nome, RGemissor, RGnro, endereco, loginemail, dominioemail
DF2: RGemissor => RGnro => CPF, nome, endereco, loginemail, dominioemail
DF3: loginemail, dominioemail => CPF
Qual é o conjunto completo de chaves candidatas de Clientes e em que forma normal mais alta essa relação está?
Resposta: {(RGemissor, RGnro), (CPF)}, na Forma Normal de BoyceCodd (FNBC).

6) Todo jogador deve

Relacionados

  • Banco de Dados – Semana 13 a 19 de Maio de 2014 Simulado - Desafio Enade – UNOPAR.
    492 palavras | 2 páginas
  • Portifolio Unopar
    9901 palavras | 40 páginas