Banco de dados – projeto siszame

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1924 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BANCO DE DADOS – PROJETO SISZAME

Francisco José Alves B. Firmino
Profº: Francisco Neto
Faculdade Metropolitana de Marabá - CEMAR
Sistemas de Informação (INF41) – TCC I
17/06/2011

RESUMO
Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBD) podem executar várias funções, além de simplesmente armazenar informações. O objetivo deste trabalho é mostrar como funciona o MySQL, um poderoso eestável SGBD de código livre, que vamos utilizar para gerenciar os dados do nosso projeto (SISZAME). A Replicação de Dados é uma cópia automatizada de uma origem para um ou vários destinos, e sua principal utilidade é fornecer alta disponibilidade da informação.

Palavras-chave: Banco de Dados; MySQL; Projeto.

1 INTRODUÇÃO

O MySQL é um gerenciador de banco de dados livre conhecido por suafacilidade e velocidade de operação, que pode ser instalado a partir de download dos arquivos no sítio http://www.mysql.com/downloads. Presume-se que o leitor tenha algum conhecimento de banco de dados MySQL (sua estrutura e tipos de tabelas) e também de redes (topologias básicas e conceitos de sockets).

A elaboração desta monografia foi baseada em consultas em bibliografia especializada noassunto, assim como pesquisas em artigos, textos e fóruns no sítio oficial do fabricante do MySQL
(http://www.mysql.com) e outros. Também foi montado um cenário real 7(Estudo de Caso), com vários computadores, para simulações e testes com a replicação.

Este Estudo de Caso foi fundamental para o desenvolvimento do conteúdo desta Monografia, pois proporcionou uma análise crítica dos tópicospré-selecionados. A principal motivação para a escolha do tema foi profissional, pois o autor enfrentou problemas relacionados à
disponibilidade de dados, na empresa onde trabalhava. Havia uma necessidade de um servidor exclusivo para o setor da Contabilidade da empresa, somente com os dados necessários e de forma exclusiva para os funcionários daquele setor, para que se pudesse obter maior velocidade noacesso das informações.

Em consequência da necessidade profissional, o autor viu uma oportunidade de ampliar os conhecimentos adquiridos sobre replicação dedados via MySQL. Isto possibilitou que novos recursos de alta disponibilidade e escalabilidade fossem usados na mesma empresa, em outros setores, maximizando o processamento dos vários servidores, fato este que acarretou economia naaquisição de memória e processadores mais robustos.

2 O BANCO DE DADOS MYSQL

O MySQL é um dos sistemas de gerenciamento de banco de dados mais populares que existe e, por ser otimizado para aplicações Web, é amplamente utilizado na internet (inclusive aqui no InfoWester). É muito comum encontrar serviços de hospedagem de sites que oferecem o MySQL e a linguagem PHP, justamente porque ambos trabalhammuito bem em conjunto.

Outro fator que ajuda na popularidade do MySQL é sua disponibilidade para praticamente qualquer sistema operacional, como Linux, FreeBSD (e outros sistemas baseados em Unix), Windows e Mac OS X. Além disso, o MySQL é um software livre (sob licença GPL), o que significa que qualquer um pode estudá-lo ou alterá-lo conforme a necessidade.

Entre as características técnicasdo SGBD MySQL, estão:

- Alta compatibilidade com linguagens como PHP, Java, Python, C#, Ruby e C/C++;

- Baixa exigência de processamento (em comparação como outros SGBD);

- Vários sistemas de armazenamento de dados (batabase engine), como MyISAM, MySQL Cluster, CSV, Merge, InnoDB, entre outros;

- Recursos como transactions (transações), conectividade segura, indexação de campos detexto, replicação, etc;

- Instruções em SQL, como indica o nome.

Até o momento em que este artigo era escrito, o MySQL estava na versão 5.0 (mais precisamente, 5.0.26). Em relação à versão 4.0, houve acréscimo de vários recursos e melhorias importantes, como:

- Triggers;
- Stored procedures;
- Sub-selects;
- Suporte total ao Unicode;
- INFORMATION_SCHEMA (para armazenamento do...
tracking img