Banco de dados orientado a objetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2783 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Banco de dados orientado a objetos
Gustavo G. Teruel, João G. F. Ribeiro, Juliana C. Ferrarezi, Rafael X. Felipe, Washington M. Rodrigues
Universidade Estadual Paulista, Campus de Bauru – Departamento de Computação

Resumo. Este artigo descreve o funcionamento do banco de dados orientado a objetos (SGBDOO), sua forte integração com a programação orientada a objetos (POO) e as principaisdiferenças com relação a banco de dados relacionais (SGBDR). O padrão ODMG também é apresentado bem como sua origem e objetivo de utilização, tendo foco na integração de sistemas gerenciadores de base de objetos. Ao final deste documento você será capaz de compreender quando utilizar este exemplo de banco de dados tendo como base suas vantagens e desvantagens.
Palavras-chave: Banco de dados, SGBDOO,ODMG, ODL, OQL, SGBDR, POO, DB4O, ZODB, FastObjects.

Abstract. This paper describes the behavior of object–oriented databases (OODB), its strong interaction with the object-oriented programming and its main differences regarding the relational database (RDBMS). The ODMG pattern is also shown as well as it source and goal of use, having focus on the integration of object-oriented databases(OODB). In the end of this document you will be able to understand when to use this example of data base based on its advantages and disadvantages.
Keywords: Database, OODBMS, ODMG, ODL, OQL, RDBMS, OOP, DB4O, ZODB, FastObjetcs.
1. Introdução
O SGBDOO é um SGBD (Sistema de Gestão de Banco de dados) que foi criado para atender as exigências na manipulação de dados mais complexos, essa necessidadesurgiu na evolução de sistemas, armazenamento de dados e tecnologia.
Para que se possa entender o SGBDOO, ter uma visão geral de seu funcionamento e analisá-lo tecnicamente, alguns conceitos devem ser conhecidos.
POO (Programação orientada a objetos) consiste em uma forma de organizar a visão e a programação de um trecho de código baseando-se em objetos, havendo relacionamento e interação entreeles. Sendo que estes objetos podem possuir características (atributos) e executar ações (métodos).
SGBDR (Sistema de Gestão de Banco de Dados Relacionais) é SGBD que possibilita organizar, manipular e armazenar dados em forma de tabelas, as quais podem ter relacionamento entre si.
O modelo de SGBDOO em questão se diferencia do modelo usual SGBDR, pois utiliza o conceito de orientação a objetos. Etem vantagens e desvantagens em comparação ao primeiro modelo utilizado.
A seguir estas vantagens e desvantagens, bem como o funcionamento do SBGDOO e sua ligação com a POO serão detalhados e explicados.
2. Relação com a programação orientada a objetos
Diferentes sistemas podem ser empregados para fornecer persistência de dados para aplicações. Bancos de dados relacionais são utilizados por suacapacidade em lidar com dados estruturados. Mais recentemente, sistemas de armazenamento nativo XML (eXtensible Markup Language) aparecem como alternativa para a persistência de dados semi-estruturados e o compartilhamento de dados entre aplicações. A persistência de objetos pode ser obtida pelo mapeamento de classes para bancos de dados relacionais. Essa estratégia, entretanto, amplia o problemado não casamento de impedâncias, proporcionada pela incompatibilidade de tipos entre a linguagem de programação utilizada e a forma de armazenamento das informações. Bancos de dados orientados a objeto (SGBDOO) buscam minimizar essa sobrecarga nas aplicações, compartilhando uma série de propriedades das linguagens de programação orientadas a objeto (LPOO). Diferem das LPOO, entretanto, porpersistirem os objetos além do tempo de vida dos programas que os criaram. Uma forma comum de se obter a persistência de objetos consiste em estender uma LPOO por um conjunto de classes que suportam a persistência, gravando os objetos em um meio não volátil.
Não obstante a evolução dos mecanismos de persistência, o armazenamento físico em discos magnéticos continua sendo o princípio básico da...
tracking img