Banco de dados ORACLE

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2924 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Banco de dados Oracle
Em nosso projeto iremos usar a tecnologia aplicada para banco de dados da empresa Oracle, vamos então ver um pouco da história dessa empresa de grande sucesso.
A Oracle foi fundada em agosto de 1977, inicialmente foi chamada de Software Development Labs (SDL), uma empresa de consultoria que contava com Bob Miner (presidente), Ed Oates e Bruce Scott (engenheiros desoftware) no seu primeiro projeto.
Larry Ellison, um dos grandes nomes da Oracle, trabalhava na empresa para a qual a SDL prestava a consultoria.
Este Bruce Scott, é o Scott de ‘scott/tiger’ (Tiger era o nome do gato da sua filha), usado até hoje nos schemas de exemplo do sistema gerenciador de banco de dados (RDBMS) desenvolvido pela empresa.
Antes de formar a Oracle, Bob Miner foi gerente de LarryEllison em um projeto da CIA, apelidado de “Oracle”.
Ed Oates e Bruce Scott fizeram 90% do trabalho de dois anos (desse projeto de consultoria), no primeiro ano, de modo que tiveram o ano seguinte para trabalhar no Oracle. Ed Oates terminou os outros 10% no ano seguinte, enquanto Bob e Scott começaram a escrever o banco de dados Oracle.
Quando concluíram o trabalho decidiram então, que queriamser uma empresa de produto, em vez de uma empresa de consultoria.
Mas Larry não estava interessado nisso. Ele estava acompanhando o que a IBM estava fazendo e descobriu um trabalho sobre o System/R baseado no trabalho de 1970 de Codd sobre bancos de dados relacionais. Ele descrevia a linguagem SQL, que na época era chamada SEQUEL/2.
Larry levou o trabalho a Bob e Scott e perguntou se eles poderiammontar isso. Acharam que seria muito fácil e assim começaram.
Scott tinha 24 anos na época, Bob era 15 anos mais velho e Larry era 10 anos mais velho que Sccott.
Scott deixou a Oracle em 1982, depois de aproximadamente cinco anos e meio trabalhando lá. Quando saiu, eles tinham terminado a versão 3 do banco de dados.
Cerca de metade do código era dele e metade de Bob. Parte do código doanalisador no banco de dados atual ainda pode ser de Scott.
Bruce Scott falou de um dia que marcou a sua vida: a conferência dos primeiros usuários do Oracle. Essa foi uma conferência de clientes que organizaram. Aconteceu em 1982, e reuniu entre de 25 e 50 pessoas. Foi assim que isso começou a ser usado mundialmente pelas empresas.
O Oracle Database ajuda os clientes a reduzir seus custos de TI efornecer um serviço de alta qualidade, permitindo a consolidação em nuvens de bancos de dados e sistemas projetados, como Oracle Exadata e Oracle Database Appliance. Ele é comprovadamente rápido, confiável, seguro e fácil de gerenciar para todos os tipos de análises de cargas de trabalho de bancos de dados, inclusive aplicativos empresariais, data warehouses e big data


Tecnologias
Inicialmentepensamos em usar a tecnologia Oracle Extended Rac ,banco que tem dados de dois ou mais instâncias que contêm cada uma das estruturas de memória e os processos de fundo. Um banco de dados Oracle Extended RAC tem os mesmos processos e estruturas de memória como uma base de dados única instância Oracle, bem como processo adicional e estruturas de memória que são específicos para o Oracle ExtendedRAC. Vista de banco de dados de qualquer um exemplo é quase idêntica à vista de qualquer outra instância no mesmo banco de dados Oracle RAC, a vista é uma imagem de sistema único para o ambiente.
Cada instância tem um cache de buffer em seu System Global Area (SGA). Utilização Cache Fusion, ambientes Oracle RAC logicamente combinar de cada instância cache de memória intermédia parapermitir que os exemplos dados para processar, como se os dados residido no, um cache único logicamente combinado.
Optamos por não usar essa tecnologia pois a Oracle não tem casos de sucesso do uso dessa tecnologia com distancias maiores do que 50KM.Se fosse utilizada eliminaria a necessidade de utilização de uma tecnologia de replicação.

Também pensamos em usar a tecnologia Oracle Streams que...
tracking img