Banco de dados ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do trabalho de Banco de dados 2
Sublinhados: Pontos Interessantes sobre as analises feitas.
Escriva cor vermelha: Termos técnicos das análises.
A produção de leite dos rebanhos de gado Holandês está distribuída no Estado de Minas
Gerais de forma bastante heterogênea
O Sistema de
Informação Geográfica (SIG) veio como um aparato técnico-científico capaz de fornecer atributosgeográficos aos dados tabulares e vice-versa, possibilitando assim cruzamento de informações, realização de análises territoriais e produção cartográfica.

O tratamento de dados num contexto geográfico viabiliza a tomada de decisão, manejo,
pesquisa acerca da produção leiteira, visto que esta é uma atividade essencialmente de cunho fundiário.

Ferramentas ultilizadas: ArcGis,
Chave de acesso CódigoMunicipal constantes da base vetorial obtida do IBGE, atualizada no ano de 2005, serviu como meio de ligação espaço-relacional aos dados tabulares, possibilitando a elaboração do Banco de dados geográficos.
Para elaboração de um geodatabase para produção de leite do gado holandês, permite a associação introspectiva e analítica territorial dos dados sobre o plantel cadastrado da raça no estado deMinas Gerais de forma versátil, assim identificando microrregiões produtivas e relacional novos dados.
Com base no conhecimento do clima de algumas regiões do Estado, podemos mostrar os fatores que levem a uma produção de leite média dos rebanhos cadastrados. A partir dos mapas gerados podemos inferir sobre a tecnificação e material genético empregado, bem como a influência na produção de leite deuma determinada região.
Com a analise de produção de leite podemos ver o grau de participação do gado holandês no agronegócio.
Um trabalho feito por Hot et al (2007), o SIG permitiu analisar produção de leite e vacas ordenhadas em base mesorregional entre 1990 e 2004. Indicando maior densidade de produção em bacias tradicionais como Triângulo Mineiro/Alto Parnaíba e Sul/Sudoeste de Minas Gerais,bem como Zona da Mata.

Com base nessas informações a analise de produção de leite do gado holandês nos mostrara a sua influencia do gado com relação as informações do Hot et al. E assim o potencia de expansão da raça e a necessidade de melhorias na genética observando diversos ambientes existentes no Estado.

O banco de dados geográficos é um conjunto de tabelas relacionais que armazenamdados diversos atrelados a uma geometria referenciada no espaço geográfico. Assim, o geodatabase se apresenta como alternativa robusta para a manipulação de grande volume de dados estruturados, neste trabalho, ao estudo e análise territorial, visando atender aos diversos setores ligados a cadeia produtiva do leite. Com os resultados das analises, ajudara na tomada de decisão de planos ou açõesprodutivas e de pesquisa na área.

Metodologia de trabalho

Com uma extensão territorial de 586.528 km2, divididos em 66 microrregiões, Minas
Gerais detém complexidades inerentes a sua dimensão, assim é essencial sistemas de conhecimento, gestão e planejamento territorial para as atividades agrarias e fundiárias.

O conhecimento do perfil do gado Holandês torna-se importante, pois essa raçabovina é reconhecidamente dotada de grande produtividade leiteira. Para a realização deste trabalho utilizou-se a base vetorial de municípios do IBGE no formato shapefile, a qual contém o agrupamento administrativo meso e microrregional.

Dados informando o período das informações.
Em seguida, as tabelas com as médias dos coeficientes técnicos obtidos a partir da série
temporal 1980 – 2005, cedidaspela Associação dos Criados de Gado Holandês de Minas
Gerais - ACGHMG, foram editadas em arquivo Access.

Informações de conexão do Banco de dados e criação de mais variáveis para ajudar a ter uma informação mais precisa.

A partir de um Feature dataset criado no geodatabase, realizou-se a conexão entre a
Feature class denominada “municípios” e a tabela Access contendo os dados, por meio...
tracking img