Banco de dados ativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Banco de Dados Ativos

Graziele Rocha Serafim
Luis Augusto da Silva Camargo
Tiago Mariano da Silva

Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara - FAESB

{graziele_rocha@hotmail.com, gtosc@msn.com, tiago_marianoo@hotmail.com}





Resumo. Este artigo tem a finalidade de apresentar o processo de implementação de extensões para execução de regras a partir do evento temporal enão-temporal do SGBD, pois, conforme a SQL – padrão, os únicos eventos implementados atualmente são: insert, update e delete.

Palavras-Chaves: Banco de Dados Ativos, Banco de Dados não-Ativos, SGBD e SQL.


1. Introdução

Um Sistema de Banco de Dados Ativos (BDA) possui mecanismos de reação automáticos a mudanças de estados, tanto externas quanto internas sem qualquer intervenção dousuário, ou seja, possuem capacidade de monitorar situações que interessam e, quando elas ocorrem, disparam respostas apropriadas de uma forma oportuna.

Neste artigo é utilizada a extensão SQL Server Agent (Eventos Temporais), já existente no SGBD, para implementar regras de negócios, proteção de acessos, restrições de integridade e mecanismos de alerta, não sendo apenas disparadas por operaçõesde banco de dados (triggers), mas também por detecção de um evento temporal absoluto.

O modelo conceitual de regras ativas suporta três tipos de eventos temporais: absoluto, relativo ou periódico. Eventos temporais absolutos referem-se a pontos no tempo como, por exemplo, o tempo especificado pelo relógio do sistema (ex: “meio-dia de 07/06/2009”). Relativos são os eventos temporaisespecificados em relação ao tempo absoluto de detecção do evento (ex: “dez minutos após a detecção de um sinal”) e periódicos são aqueles que ocorrem a intervalos regulares de tempo (ex: “a cada 10 minutos” ou “todos os dias ao meio-dia”). O sinal de detecção envolve o tempo absoluto em que o evento especificado ocorreu mais informações adicionais.

A semântica (estudo) dos triggers segue o conceitoECA, onde o evento é uma operação do banco de dados, a condição é um predicativo booleanos em SQL e a ação é uma seqüência de comando de procedimentos SQL.



2. Características de um Bancos de Dados Ativos
Criação, armazenamento e manutenção de regras de negócio;
Conceito ECA (Evento-Condição-Ação);
Reação automática a eventos;
Comportamento reativo;
Execução de açõescondicionais.



3 Eventos em Bancos de Dados Ativos

O evento ocorre em um determinado momento e não possui duração. Um evento é o resultado final de uma ação, porem não deve ser confundido com sua própria ação que não é instantânea e possui uma duração. Em um Banco de Dados Ativo, um evento especifica o fato que causou o disparo de uma regra. Um evento possui um identificador e umalista de argumentos formais, onde o evento tem uma operação especial que sinaliza a detecção e é executada por um componente especial do sistema chamado detector de eventos. Esta operação liga os argumentos formais aos argumentos atuais do evento.

Os eventos primitivos são basicamente de três tipos:

• Operações de bancos de dados: Qualquer definição ou manipulação de dados eoperações de controle de transação podem ser especificadas como eventos, a descrição do mesmo especifica o tipo de operação e seus parâmetros.

• Eventos Temporais: O modelo conceitual de regras suporta três tipos de eventos temporais: absoluto refere-se a pontos no tempo especificado pelo relógio do sistema; relativos são os eventos temporais especificados em relação ao tempo absoluto de detecçãodo evento; periódicos são aqueles que ocorrem a intervalos regulares de tempo.

• Eventos Externos: São os eventos definidos por aplicações externas cuja detecção é sinalizada por agentes externos.



3 EXEMPLO E POSSÍVEIS USOS DA EXTENSÃO

Nesta seção serão apresentados exemplos de possíveis usos da extensão para a execução de regras ativas a partir da detecção de...
tracking img