Banco de alimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O BANCO DE ALIMENTOS DE IMPERATRIZ COMO MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA DAS FAMÍLIAS CARENTES

Eliclelia do Nascimento Santos*
Hawllyson Rocha Costa*
Kennedy Chaves Veloso*
Rachel Barros Costa*
Regiane Seles de Sousa*

RESUMO

A responsabilidade social se apresenta como um tema cada vez mais importante no comportamento das organizações, exercendo impactos nos objetivos, estratégias e nopróprio significado da empresa. Nos dias de hoje a sociedade onde as organizações estão inseridas, exige uma nova postura diante de vários problemas que o mundo vive. Partindo dessa afirmativa, as empresas tem se empenhado a contribuir de forma positiva no meio em que atuam. Na cidade de Imperatriz, interior do Estado do Maranhão, a população conta com um Banco de Alimentos, que com parcerias dedeterminadas empresas vem desenvolvendo um trabalho social onde seu objetivo é minimizar os efeitos da fome, através do combate ao desperdício de alimentos e promover educação e cidadania. Este artigo discorre sobre o belo trabalho exercido pelo Banco de alimentos de Imperatriz, no intuito de promover uma melhor qualidade de vida e dignidade às famílias assistidas por este programa.PALAVRAS-CHAVE: Responsabilidade Social, Banco de Alimentos, Desperdício, Combate a fome.

ABSTRACT

Social responsibility is presented as an increasingly important theme in the behavior of organizations, exerting impacts on objectives, strategies and even in the meaning of the company. Nowadays the society where organizations are located, requires a new approach to a lot of problems in the world. Fromthis statement, the companies have strived to contribute positively in which they operate. In Imperatriz, Maranhão, the population has a Food Bank, which partnerships with certain companies are developing a social job where its goal is to minimize the effects of hunger by combating food waste and promote education and citizenship. This article discusses the fine work performed by the Food Bank inImperatriz, in order to promote a better life quality and dignity to the families assisted by this program.

KEYWORDS: Social Responsibility, The Food Bank, Wastefulness, Fighting Hunger.

1 INTRODUÇÃO

A visão da sociedade em relação à participação social tem mudado de forma cada vez mais rápida no cenário atual, empresas e governos são constantemente cobrados a atuar de formaproativa para o desenvolvimento social através da colaboração com entidades de ajuda ou outros grupos que tenham como foco ações sociais. Partindo dessa premissa identificamos a cada dia o aumento considerável do numero de instituições que trabalham nesse foco.
Além do aumento considerável, há também uma elevação do nível de apoio e confiabilidade dessas instituições. Pois sempre houve umacerta desconfiança em relação a esse tipo de trabalho, devido a grande quantidade de escândalos, que já estiveram ligados a essas entidades. No entanto o contexto atual é bastante favorável a esse tipo de trabalho, pois a população esta cada dia mais consciente em relação à importância dos trabalhos sociais.
A cidade de Imperatriz-MA recebeu o seu primeiro Baco de Alimentos, no ano de 2007,por ser uma cidade com mais de 100 mil habitantes, e contar com um numero considerável de pessoas sofrendo problemas nutricionais, um dos fatores que contribuíram para que Imperatriz fosse escolhida para a instalação do primeiro Banco de Alimentos do estado, foi o fato de ter sido cede do centro de atendimento às vitimas de uma síndrome neurológica causada pela ausência de vitamina B1 resultanteda má alimentação da população, que no ano passado atingiu centenas de pessoas, principalmente na zona rural, provocando pelo menos 33 mortes. A doença ficou conhecida como beribéri.
O banco de alimentos de Imperatriz tem como meta, utilizar-se de alimentos que seriam descartados mesmo estando em perfeito estado, repassando-os para famílias carentes através de entidades ou outros meios,...
tracking img