Banco comercial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2886 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
Introdução -----------------------------------------------------------------Pag.1
Conceito de bancos comerciais----------------------------------------------2
Evolução histórica das funções dos bancos Comerciais-----------------2
Função dos Bancos Comerciais ---------------------------------------------3
As transformações actuais dos bancos comerciais----------------------4-5

Opapel económico específico dos bancos---------------------------------6
As relações especiais entre o Banco Central e os bancos
comerciais----------------------------------------------------------------------7
Conclusão ---------------------------------------------------------------------8
Bibliografia--------------------------------------------------------------------9
Anexos------------------------------------------------------------------------10












Introdução

Este trabalho visa abordar sobre os bancos comercias, isto é, conceito de bancos comerciais, evolução histórica das funções dos bancos, funções dos bancos comerciais, transformações actuais dos bancos comerciais, o papel económico dos bancos
Analisando assim, a natureza dos bancos comerciais e ocarácter de suas relações com o Banco Central, a partir da origem e da evolução histórica de suas funções, bem como investigar em que medida as transformações actuais do sistema financeiro colocam em xeque as actividades específicas dos bancos comerciais.





















Conceito de Banco Comercial
Os bancos comerciais são intermediários financeiros cujas principaisactividades consistem em aceitar depósitos mobilizáveis por cheque e outros meios de pagamento e em conceder empréstimos. Através da sua actividade de intermediação financeira, os bancos comerciais participam no processo de criação de moeda tendo, por isso, a sua actividade muito regulamentada pelas entidades que gerem a política monetária:

Evolução histórica das funções dos bancos ComerciaisAntes de analisarmos as transformações actuais dos bancos comerciais, e até para melhor compreendê-las, faremos um breve resgate de suas origens e da evolução de suas funções.
A origem dos bancos comerciais, bancos de troca ou bancos de depósito como também eram chamados, está associada às actividades dos negociantes de moedas estrangeiras, os money managers ou money changers, os quais se viramobrigados a manter depósitos seguros e passaram, por isso, a chamar-se de banqueiros. Eles já eram conhecidos na Grécia e na Roma Antigas. Floresceram também na China e em cidades do Oriente Médio, como Cairo e Damasco. Passando por um declínio durante a Idade Média, porque a concessão de empréstimos entrava em choque com a objecção religiosa da usura, seu refíorescimento e consolidação no Ocidentedeu-se na Itália Renascentista, especialmente na cidade de Veneza, donde passaram depois para as cidades de Amsterdam e Hamburgo. Gaibraith afirma que a actividade bancária pertence aos italianos: "As casas bancárias de Veneza e Génova são as precursoras reconhecidas dos bancos comerciais modernos regulares"

Vera Smith (1990, p.24), ao estudar a evolução dos bancos na Inglaterra, sugere que, àmedida que o Banco da Inglaterra foi concentrando em suas mãos o monopólio da emissão monetária, os bancos de emissão se transformaram em bancos de depósito, o que não deixa de ser uma nova forma de participar do poder de emissão, formalmente concentrado no Banco Central.
De Cecco (1987) generaliza esse aspecto fundamental da actividade bancária ao afirmar que:"Com o surgimento do banco modernode depósito, contudo, o privilégio monetário do soberano começou a ser partilhado com o sistema bancário. (...) Os bancos, principalmente pelo fato de que criam dinheiro, concedendo empréstimos a seus clientes, começaram a nessa perspectiva, depois desta introdução, procuramos discutir os seguintes tópicos: a evolução histórica das funções dos bancos comerciais; as transformações actuais dos...
tracking img