Bananincultura

531 palavras 3 páginas
Comunicação

Tudo o que se fala, se escreve, ou ainda que não se fale nem se escreva, os gestos, as atitudes tomadas ou as ações evitadas são formas de comunicação. Do ponto de vista etimológico a palavra comunicação origina-se do latim communicatio, que significa “está carregado de”, donde se pode extrair inicialmente a ideia da contenção, neste caso, de informação. Define-se, portanto, comunicação como sendo a transmissão de informação e significado de uma parte para outra através da utilização de símbolos partilhados por ambas as partes. Em qualquer contexto uma boa comunicação depende de alguns fatores que são:

* Fonte: Pode ser uma pessoa, um processo, um equipamento que origina a informação a ser comunicada e a envia ao receptor através de um transmissor; * Transmissor: É o processo ou equipamento que codifica a mensagem e a transmite através de um canal; * Canal: É o equipamento ou especo através da qual a informação é transferida da fonte ao receptor; * Receptor: É o elemento que recebe e decodifica a informação recebida; * Destino: É a pessoa, processo ou equipamento a quem a informação se destina. No cotidiano predomina o uso da comunicação escrita ou oral. Cada uma destas formas de comunicação tem características mais adequadas de acordo com o que se pretende. Embora a comunicação oral seja geralmente mais prática e eficiente, indiferente do que se possa dizer a comunicação escrita é a que melhor transmite as informações de modo que estas possam ser registradas, sejam elas reclamações, regras, conceitos ou informações com quaisquer outro objetivo.

Comunicação Organizacional Para qualquer empresa ou organização é fundamental que a comunicação seja aplicada em diversos setores de acordo com os resultados objetivados em cada destes, sejam eles transmitir aos clientes aquilo que a empresa deseja que eles assimilem sobre ela, ou fazer com que todos os profissionais desta empresa estejam afinados com suas

Relacionados