Bambu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS EM BAMBU LAMINADO COLADO DEVELOPMENT OF PRODUCTS AND LAMINATED BAMBOO
Rodrigo Rocha Carneiro, Marco Antônio dos Reis Pereira – Campus de Bauru – Faculdade de Arquitetura Artes
e Comunicação, Faculdade de Engenharia – Desenho Industrial Habilitação em Projeto de Produto – rocha_carneiro@yahoo.com.br – PIBIC CNPq. Palavras-chave: Design; sustentabilidade; bambu.Keywords: Design; sustainability; bamboo.

1 INTRODUÇÃO O presente trabalho é um conjunto de atividades no campo do Design Sustentável utilizando como foco principal a matéria-prima renovável bambu e sua utilização em pesquisas sobre a viabilidade do desenvolvimento de produtos em bambu laminado colado, que possam substituir o uso de madeira nativa de floresta. Como metodologia, quatro produtos foramprojetados e confeccionados: mesa lateral, aparador, banco e luminária, comprovando-se a viabilidade do bambu laminado colado na confecção de produtos que, aliado ao seu potencial sustentável surge como importante alternativa à crise da indústria madeireira. Como resultado observou-se que além do indiscutível caráter sustentável o bambu, inserido em projetos de design, revela uma incrívelversatilidade estética e comercial, podendo ser aplicado em diversos tipos de produtos. 2 OBJETIVOS 2.1 Gerais: − Promover o desenvolvimento sustentável. − Comprovar a viabilidade técnica da fabricação de produtos em bambu laminado colado (BLC). 2.2 Específicos: − Desenvolver e confeccionar quatro protótipos de produtos com bambu laminado colado entre eles: mesa lateral, aparador, banco e luminária. 3FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA O desenvolvimento sustentável entendido como o melhor equilíbrio entre crescimento econômico, preservação ambiental e desenvolvimento social tem intenção de promover a melhoria do padrão de vida como um todo e garantir esta continuidade para as gerações futuras. No entanto a realidade humana apresenta os problemas sociais e ambientais cada vez mais comprometidos em prol damanutenção do crescimento econômico vigente. Hoje em dia, poucos duvidam que os problemas ecológicos vão condicionar cada vez mais o desenvolvimento, os processos industriais e os assentamentos humanos, sendo já considerado o século XXI como o século do meio ambiente. Assim, a busca por materiais renováveis e fontes energéticas não convencionais tem-se convertido em uma prioridade mundial neste iníciode século (Saleme & Viruel , 1995). Jaramillo (1992, apud PEREIRA, 2001), comenta ser o bambu o recurso natural que menos tempo leva para ser renovado, não havendo nenhuma espécie florestal que possa competir em velocidade de crescimento e aproveitamento por área. Possui grande potencial agrícola por ser uma cultura tropical, perene, renovável e produzir colmos anualmente sem a necessidade dereplantio, é um excelente seqüestrador de carbono, podendo ser utilizado em reflorestamentos, mata ciliar e como protetor e regenerador ambiental, além de poder ser empregado como matéria-prima em diversas aplicações.

7228

4 MATERIAIS E MÉTODOS 4.1 Materiais Os materiais usados no presente projeto foram: − Bambu Dendrocalamus giganteus; − Destopadeira − Refiladeira dupla − Desengrossadeiraquatro faces − Desengrossadeira comum − Lixadeira − Desempenadeira − Serra de fita − Serra circular − Ferramentas diversas para marcenaria − Cola Casco-rez 2590 / Catalisador CL − Produtos diversos para acabamento 4.2 Métodos A metodologia foi baseada na experimentação do material escolhido, o bambu laminado colado (BLC), e sua aplicação em quatro projetos de produto. Para a confecção destes, fez-senecessário um planejamento baseado em escolha do melhor desenho, detalhamentos técnicos, confecção de moldes e conhecimento sobre os tipos de colagens possíveis. Após esta etapa, é feita uma colheita onde são escolhidos os colmos mais adequados ao determinado fim. Antes de se tornarem placas de BLC, estes colmos passam por algumas etapas de processamento (Figura 01) onde se é possível através de...
tracking img