Baleia jubarti

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
MARKETING
-------------------------------------------------
Estudo de caso - TECNISA
Eduardo Mariano, José Menezes, Renata Neves, Renato Gonzaga, Sabine Machtans

1. Introdução
Com mais de trinta anos no mercado e uma proposta de qualidade e tecnologia evidenciadas pelo slogan "Mais construtora por m2", Tecnisa conquistou a atenção ecredibilidade dos stakeholders no mercado de construção e vendas de imóveis de alto padrão, atraindo diversas premiações e reconhecimentos. 
Nos últimos anos, vislumbrando o crescimento da classe C e oportunidades comerciais, bem como a expectativa de inversão da pirâmide etária com o crescimento do percentual representativo de idosos no Brasil, a Tecnisa percebe e investe em um novo nicho demercado. 
Tecnisa conta ainda com uma ágil percepção das tendências de comunicação e relacionamento com o cliente através de vendas online, site institucional, blog, e redes sociais adversas, aproximando-se aos clientes e mantendo alto índice de satisfação e fidelidade.

2. Dissertação
Com todas estas qualidades a Tecnisa esta envolvida num mercado (Imobiliário) que esta em crescimentopraticamente por toda a década. Apresentando Crescimento acima do PIB Brasileiro desde 2003. Tendo seu PIB calculado em 11%. Além disso, cresce em numero de empregos formais em 15,1%.
Para 2012 mesmo com um crescimento mais contido Brasileiro o mercado imobiliário espera um crescimento acima da média graças ao Déficit Imobiliário.
Além disso, a Tecnisa encontra na classe C um de seus públicos alvos, nestecenário ela encontra 40 milhões de pessoas que saíram da linha de pobreza e se fixaram no mercado de consumo entre 2003 e 2011. Muito graças a redução de alguns impostos sobre produtos aspiracionais como: Automóveis e alguns eletromesticos. E a facilidade de credito que também foi um dos fatores que contribuiu para o crescimento da classe C que em 2010 comprou 5,7 mais do que no ano de 2002
Deacordo com a pesquisa “O que mudou, para quem mudou? Entender, prever e atender o consumo emergente”, da GS&MD – Gouvêa de Souza, a nova forma de comprar do brasileiro emergente pode ser chamada de “mais por menos”. São pessoas cada vez mais exigentes com o que escolhem, mas que são conscientes na hora de gastar.
A Tecnisa também conta como publico alvo a terceira idade, ou seja, pessoas com65 anos ou mais, que segundo a OMS em 2025 o Brasil terá a sexta população mundial de idosos. População esta que já representa mais de 10% da população Brasileira. E que tem um comportamento de consumo diferente uma vez que contam com uma qualidade de vida melhor e mais longa por causa do progresso da medicina e que segundo a FENAPREVI teve um aumento de 26% em sua capacidade de compra passadopara R$ 16.313 Bilhões
Inserida neste contexto a Tecnisa, Que esta entre as 10 maiores dos pais, se favorece de suas politicas de Inovações nas áreas de métodos construtivos que favorecem a planejamento de custos e ao seu relacionado personalizado com o publico.
Mas manter esse posicionamento e um grande desafio uma vez que isso pode causar a empresa um down grade causando a perda da imagem damarca e ainda pior suas margens. Por isso a Tecnisa conta com um plano Flex que aplica novos conceitos de métodos construtivos garantindo seu preço e qualidade.
Além disso, passou a procurar terrenos em áreas menos nobres, uma vez que os terrenos custam ate um terço do valor de um imóvel, desta forma garantindo o atendimento a nova classe C.

3. Análise SWOT
Análise SWOT (ou matriz SWOT) é ummétodo de planejamento estratégico usado para avaliar as Forças (strengths), Fraquezas / limitações (weaknesses), Oportunidades (opportunities), e ameaças (threats) em um Projeto ou empreendimento. O método pode ser usado identificando fatores internos e externos que sejam favoráveis ou prejudiciais aos objetivos da Empresa. 

Estendendo o estudo a partir da análise de SWOT, é possível cruzar...
tracking img