Balbalbala

355 palavras 2 páginas
Sabe-se que a mulher já percorreu um longo caminho em busca dos direitos sociais que hoje fazem parte do seu cotidiano. Com isso, percebe-se que esta caminhada está apenas no começo. Por serem grandes as dificuldades que as mulheres enfrentam nesta luta para diminuir as desigualdades que separam os dois gêneros.
Antigamente a igualdade de gêneros praticamente era nula, mulheres apenas cuidavam da casa e dos filhos e os homens eram responsáveis por trabalhar e sustentar a família. A mulher só conseguiu efetivamente o direito do voto no de 1932 por meio de vários protestos.
Outra grande vitória que as mulheres conseguiram foi a Lei Maria da Penha. Dentre as varias mudanças, a lei aumenta o rigor nas punições das agressões contra a mulher.Essa lei vem a retratar um dos problemas que muitas mulheres sofrem até hoje que é a violência contra a mulher. A lei Maria da Penha é a fronteira mais avançada que dispomos para garantir respeito aos direitos das mulheres.
Em 1977 foi instaurado a CPI para investigar a situação da mulher no mercado de trabalho. Essa comissão de inquérito trouxe a tona fatos que eram de conhecimentos de pequenos grupos. Como por exemplo: "que a mulher recebia no meio rural apenas um quinto salário pago ao homem por igual trabalho; que empresas estatais impediam o acesso à mulher em determinados setores e que tais impedimentos não tiveram o apoio legal e inúmeras outras denúncias que foram feitas nos depoimentos".
Em 1980 foi criado o programa TV Mulher na rede globo da televisão. Esse programa era um canal direto de mulheres, no qual foi criado o programa de Marta Suplicy, no qual eram tiradas muitas dúvidas a respeito da liberdade sexual e muitas curiosidades sobre o próprio corpo. Nas universidades a questão da mulher tornou-se objeto de estudo em 1981 foi ratificado pelo governo brasileiro a convenção sobre a eliminação de todos as formas de discriminação contra a mulher, firmada pela ONU em 1967 ficou acertado nesta convenção entre os países

Relacionados