Balancete

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Balancete é uma relação de contas extraídas do livro razão ou de razonetes, com seus saldos devedores ou credores.
É uma técnica bastante usada para verificar se os lançamentos contábeis realizados no período estão corretos.
O balancete é uma planilha de saldos de “débitos e créditos” de todas as contas contábeis, expressando a situação contábil da empresa num determinado momento.Deve ser usado de forma interna, ou seja,para conhecimento da organização e suas devidas providencias.
O balancete de verificação é uma demonstração parecida com o balanço patrimonial, caso você olhe de forma primaria.
Os balancetes têm como base os métodos das partidas dobradas: não há credito, sem debito correspondente. Portanto se de um lado for somado todos os débitos, do outro asoma dos créditos tem que ser de valor igual. Desse modo é verificado se os lançamentos a debito e a credito foram realizados corretamente.
Pode ser usado a qualquer tempo, para simples estudo das contas, da evolução do patrimônio e avaliação das despesas e receitas. Pode ser conferido e impresso a qualquer dia ou momento, não há uma data pré-fixada para imprimir o balancete. Lembrando queos saldos são rotativos, pode ser alterado e modificado a qualquer instante se necessário.
Contas indispensáveis no balancete de verificação são aquelas na qual a empresa tem a necessidade de verificá-la, lembrando que cada organização tem razonetes, balancetes e contas diferentes, dependendo da necessidade de cada empresa. Porem é de ordem primaria contas como: caixa, bancos, duplicatas apagar, duplicatas a receber, moveis e utensílios... Entre outros.
Todo balancete deve ser identificado no seu cabeçalho pelo nome da empresa e período que esta abrangendo.
Alguns tipos de balancete:
[pic]

Esse modelo de balancete, passa ao responsável pela contabilidade poucas informações, mas no passado já foi muito utilizado.
Pode-se perceber que na primeira coluna temosa conta, que para maior visualização pode ser colocado em ordem, primeiro os Ativos, Passivos e depois Patrimônio Liquido, lembrando que esta ordem não é obrigatória, porem se feito com freqüência e colocando sempre em ordem, no decorrer do tempo acaba se acostumando e ao ver as contas logo saberá sua origem, classificação e natureza.
Ao lado temos a coluna de saldos que somadas os débitose créditos iremos ter o mesmo valor de soma. E na coluna posterior temos a natureza da conta aqui especificada com DV e CR que seria natureza de Saldo Devedor e Saldo Credor.

Outro modelo 
[pic]
  Esse é o balancete de 2 (duas) colunas, neste modelo a apresentação fica de melhor entendimento, pode-se observar que temos a coluna de Debito e a Coluna de Credito, que se lançado nocomputador, a soma pode ser verificada com mais facilidade, assim como jogado em formulas a precisão na soma e praticamente garantida. Outro ponto muito importante é que abaixo temos a linha com o Total de débitos e créditos que devem possuir o mesmo valor.
Esse balance se apresenta da seguinte forma:
 [pic]

Este balancete é muito completo, pode possibilitar ao profissional, umentendimento melhor. Na primeira coluna preenche o nome da conta, como: banco, caixa, fornecedores... Na segunda coluna é inserido o saldo anterior. Ex: caso esse balancete seja referente ao mês de novembro de 2011, esta coluna será preenchida com o saldo do mês de outubro de 2011. No caso do caixa, se tivemos um saldo devedor de R$ 100,00 (cem reais) no mês de outubro, é só acrescentar esse valor nacoluna Saldo Anterior, assim como especificar se o valor é credor ou devedor CR ou DV, para que seja feita a soma corretamente. Após essa coluna observa-se a coluna de movimentos que é dividida em Debito e Credito, devendo ser lançado o saldo do livro razão ou dos razonetes no seu devido campo. Em seguida temos a coluna Saldo Atual, onde soma o saldo anterior (outubro/2011) com o movimento do mês de...
tracking img