Balanced scoredcad

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO AO BALANCED SCORECARD (BSC)

“O que não é medido não é gerenciado”
Oferece a esses executivos os instrumentos de que necessitam para alcançar o sucesso no futuro, traduz a missão e a estratégia das empresas num conjunto abrangente de medidas de desempenho que serve de base para um sistema de medição e gestão estratégica; continua buscando os objetivos financeiros e inclui osvetores de desempenho desses objetivos. Mede, pois o desempenho organizacional sobre quatro perspectivas equilibradas: financeira, cliente, processos internos da empresa e, aprendizado e crescimento.
O BSC é uma nova abordagem para administração estratégica, desenvolvida por Robert Kaplan e David Norton em meados de 1990. É um sistema de gestão - não apenas um sistema de medidas - que habilita asorganizações a clarear sua visão e estratégia e traduzi-las em ações.
A estrutura do BSC é formada por quatro perspectivas: financeira, cliente, processos internos e, perspectivas de aprendizado e crescimento. O BSC sugere que a empresa seja vista a partir dessas perspectivas e, para desenvolver medidas, colete dados e os analise sobre o foco de cada perspectiva.
O BSC vai além de medidas de curtoprazo.
O processo gerencial de planejamento e estabelecimento de metas permite que a empresa:
1) Quantifique os resultados pretendidos a longo prazo;
2) Identifique mecanismos e forneça recursos para que os resultados sejam alcançados;
3) Estabeleça referenciais de curto prazo para as medidas financeiras e não financeiras do scorecard.
Dicas:
4) O Balanced Scorecard é uma ferramentarecente que permite à alta administração focalizar a atenção de suas organizações nas estratégias para o sucesso a longo prazo. Por essa razão, é correto afirmar que: não elimina o papel dos indicadores financeiros, mas integra esses indicadores a um sistema gerencial mais equilibrado que vincula o desempenho operacional de curto prazo a objetivos estratégicos.
No processo de construção do balancedscorecard, para que a visão da empresa seja traduzida em termos operacionais, ela deverá ser desdobrada em um conjunto de objetivos e indicadores capazes de indicar o caminho para seu alcance. Com relação ao método do Balanced Scorecard, foi desenvolvido a partir da constatação de que os métodos tradicionais de acompanhamento do desempenho das organizações não eram suficientes para atender ao graude complexidade e ao dinamismo do ambiente empresarial contemporâneo. Os vetores considerados na avaliação de desempenho do Balanced Scorecard são o financeiro, os clientes, os processos internos e o aprendizado e crescimento. Foi utilizado inicialmente como um modelo de avaliação e performance empresarial, porém, a aplicação em empresas proporcionou seu desenvolvimento para uma metodologia degestão estratégica.
Entre as novas técnicas gerenciais passíveis de utilização na administração pública, está o BSC (balanced scorecard). Segundo Chiavenato, o BSC habilita a organização a focar suas equipes de executivos, unidades de negócios, recursos humanos, tecnologia da informação e recursos financeiros para sua estratégia organizacional. O BSC busca estratégias e ações equilibradas em todas asáreas cujos efeitos afetem o negócio da organização como um todo.
Um modelo bastante difundido atualmente na formulação de estratégias é o denominado Balanced Scorecard ou Escore Balanceado, que se baseia no desdobramento da visão de futuro em torno de dimensões equilibradas, podendo essas dimensões serem alteradas para contemplar as características de organizações privadas, públicas ou doterceiro setor. O Balanced Scorecard inova por apresentar um (a) estrutura de objetivos, metas e vetores de desempenho que interagem dentro de uma lógica de causa e efeito.
Este histórico foi adaptado do artigo “Balanced Scorecard com modelo de gestão estratégica: um estudo de caso da Gol Linhas Aéreas Inteligentes”, de Cláudio de Almeida Fernandes, da Universidade Federal de Uberlândia.
A base...
tracking img