Balanced scorecard

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

1.1 TEMA
Balanced Scorecard (BSC)

1.2 TÍTULO
Análise do Balanced Scorecard (BSC) como ferramenta de avaliação de desempenho após implantação na Empresa Selaria Vertentes Ind. Comércio Ltda.
1.3 PROBLEMA
O problema abordado para o desenvolvimento da pesquisa gira em torno da pergunta:
“A implantação do Balanced Scorecard (BSC) irá surtir efeitosesperados pela Empresa Selaria Vertentes Ind. Comércio Ltda.?”
1.4 JUSTIFICATIVA
A pesquisa partirá do princípio que, a Empresa Selaria Vertentes Ind. Comércio Ltda. estará passando por um processo de ampliação estrutural, o que possibilitaria a implantação dessa ferramenta.
O acompanhamento dos indicadores é de suma importância para todo tipo de empresa, pois são neles que são mensuradas asfalhas do processo. Com a utilização do Balanced Scorecard (BSC), seria possível analisar os indicadores de todos os setores da empresa de forma interligada o que geraria para empresa em análise, possíveis mudanças como: melhores resultados, melhoramento em todo processo produtivo, maior controle e maior satisfação do cliente.

1.5 CARACTERIZAÇÃO SOCIETÁRIA
A Selaria Vertentes Indústria eComercio Ltda. tem suas atividades voltadas para fabricação e comercialização de selas, arreios e artigos em geral para cavalo e cavaleiro. Suas atividades foram iniciadas de maneira informal em abril de 2004. Por aproximadamente 4 anos a empresa manteve-se na informalidade até que em junho de 2008 tornou-se uma pessoa jurídica de fato. De lá pra cá a empresa não parou de crescer.
Situada na RuaFrancisco Lopes, 176 – Centro, Dores de Campos – MG nos fundos da propriedade dos pais dos sócios, a empresa trás origens familiares em seu controle e planejamento, ou seja, as decisões são tomadas com base em muitos “achismos” de irmãos e pais, o que ao nosso ver seria um aspecto negativo, daí também a viabilidade de um estudo de caso juntamente com a elaboração de uma pesquisa-ação, uma vês que umdos alunos é funcionário do setor administrativo desta.
O envolvimento familiar não impediu que a empresa se desenvolvesse, mas ressaltamos aqui que seu grande crescimento deu-se a partir da introdução de seus produtos no comercio online, onde justamente por isso, houve a necessidade de um CNPJ. Atualmente o quadro de funcionários diretos da Selaria Vertentes conta com 23 trabalhadores, entreformais e informais. Há também os funcionários indiretos, uma vez que grande parte dos produtos comercializados pela empresa são terceirizados.
Com o faturamento crescente, aumento do número de funcionários e grandes expectativas de desenvolvimento, o sócio administrador Juliano Geraldo deu inicio a criação de uma grande obra durante o ano 2010, que abrigaria: produção, loja física e vendas dee-commerce.
Atualmente a obra encontra-se pronta. São 900 m² divididos entre: 1º Piso; 2º Piso e Cobertura. A expectativa é que muito em breve as atividades desta empresa migrem para a nova obra.
1.6 RELEVÂNCIA
A escolha do tema surgiu a partir da necessidade de avaliação da Empresa Selaria Vertentes Ind. Comércio Ltda. em mensurar de forma interligada seus indicadores, por considerar que aavaliação dos mesmos, de forma separada estava prejudicando suas avaliações ou não estavam gerando as informações necessárias para suas análises, pois a avaliação dos indicadores de forma separada estava fazendo com que superestimasse, ou prejudicasse determinados setores. A implantação do Balanced Scorecard (BSC) aparece como uma ferramenta que possa resolver este problema, apresentando grandesbenefícios para empresa como custo benefício, pois a empresa a princípio deveria mudar somente o seu método de avaliação.

1.7 OBJETIVOS

1.8.1 OBJETIVO GERAL
Analisar os resultados alcançados pela empresa objeto de estudo, comparando com os resultados anteriores à implantação do Balanced Scorecard (BSC).

1.8.2 OBJETIVO ESPECÍFICO
Conforme estabelecido no...
tracking img