Balanced scorecard

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ORIGEM E HISTÓRIA DO BALANCED SCORECARD

O Balanced Scorecard é uma prática gerencial inicialmente criada para mensurar o desempenho organizacional, que passou a ser utilizada como uma ferramenta para a gestão e implementação de estratégias. Com origem nos Estados Unidos, a metodologia rapidamente foi difundida, sendo hoje aplicada por empresas em todos continentes. Em pesquisa conduzida pelaconsultoria Bain & Company (2003), sobre as práticas de gestão mais utilizadas no Brasil e no mundo, aparece como utilizado por 51% das grandes empresas, um significativo crescimento se comparado com a mesma pesquisa realizada no ano 2000, onde sua utilização era de 30%.
Para que se compreenda o rápido avanço do Balanced Scorecard enquanto prática de gestão é importante entender sua origem.Segundo Robert Kaplan, um dos criadores, o método utilizado na sua concepção, chamado de Innovation Action Management, é um método onde o pesquisador interage com o objeto pesquisado, não apenas observando e documentando um fenômeno existente (KAPLAN, 1998, pg. 90).
Este processo utiliza uma nova teoria para modificar aspectos críticos de uma organização e tem como premissa para o seu início, aidentificação de uma necessidade não atendida em métodos de gestão existentes:
Duas características que marcam a evolução do Balanced Scorecard são: o caráter fortuito de sua origem e a procedência das principais evoluções nas organizações, cabendo aos autores o papel de seleção e incorporação.
A ideia inicial, citada pelo autor, ocorreu em uma empresa chamada Analog Devices, onde um executivo chamadoArthur Schneiderman desenvolveu um sistema corporativo para a avaliação do desempenho geral da organização. Robert Kaplan, inicialmente convidado a documentar um caso de implantação de um sistema custeio nessa empresa, entrou em contato com o novo sistema e possibilitou a conexão dessas ideias com um projeto de pesquisa, que envolvia várias empresas e tinha como objetivo a buscar novas maneiras demedir o desempenho organizacional. A percepção era que sem a melhoria do sistema de medição de desempenho, os executivos não conseguiriam mobilizar com eficácia seus ativos intangíveis, perdendo desta forma grandes oportunidades de criação de valor.
Durante o período do estudo, os executivos experimentaram os conceitos em suas organizações e reportaram os resultados.
O passo seguinte foi apublicação do primeiro artigo em 1992, The Balanced Scorecard – Measures That Drive Performance, seguido de outro em 1993, Putting the Balanced Scorecard to Work :
“Nosso objetivo claro ao escrever esses artigos era gerar entusiasmo e debate sobre essas novas ideias para um amplo público executivo (…) E ainda mais importante, se bem feito, executivos de outras organizações nos convidariam aimplementar o conceito em suas organizações” .
Desde sua concepção original de mensuração do desempenho das empresas, o Balanced Scorecard passou por duas evoluções: uma com ênfase na comunicação e alinhamento estratégico e outra onde se consolidou como um sistema de gestão estratégica.
O ano de 1996 consolida a primeira das duas evoluções onde se percebe que sistematizar os indicadores em perspectivascria uma grande oportunidade de comunicar a estratégia e com isso aumentar o alinhamento interno é quando surge o mapa estratégico, segundo os autores: “(…) revelou-se inovação tão importante quanto o próprio Balanced Scorecard original. Os executivos consideram a representação gráfica da estratégia algo ao mesmo tempo natural e vigoroso”.
Em 2000 ocorre a segunda evolução do conceito, quando oBalanced Scorecard consolida-se como um sistema de gestão da estratégia. Mais uma vez, percebe-se o caráter inesperado da descoberta:
“Constatamos que as empresas adeptas estavam usando o Balanced Scorecard para a solução de um problema muito mais importante do que a mensuração do desempenho na era da informação. A questão da qual francamente não estávamos conscientes quando concebemos o Balanced...
tracking img