Balanced scorecard

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é o Balanced Scorecard

Estudos indicam que o grande desafio das empresas não está na definição da estratégia, e sim na sua execução. Isto ocorre principalmente pela dificuldade em traduzir a estratégia em termos operacionais, o que dificulta sua mensuração e, conseqüentemente, seu gerenciamento, já que não é possível medir o que não se pode descrever, e não é possível gerenciar algo quenão é medido.

Outro aspecto que dificulta a efetiva execução de um plano estratégico é o grande enfoque das empresas nos resultados de curto prazo, devido principalmente à forte pressão exercida pelos acionistas.
Uma boa estratégia deve contemplar pontos de curto, médio e longo prazo, já que a priorização apenas de iniciativas e investimentos que gerem retorno no curto prazo, poderiacomprometer o crescimento sustentável de uma organização, e, muito provavelmente não aplicaria o que de fato foi definido no planejamento estratégico.
Além deste grande desafio de efetivamente transformar a estratégia em ação, muitos líderes perceberam que focar apenas no resultado final (financeiro), sem gerenciar o caminho para atingi-lo, além de não garantir o cumprimento das metas, fomenta açõesdesconexas entre si, ou seja, sem alinhamento.
Uma pesquisa conduzida pela Balanced Scorecard Collaborative, aponta que 9 a cada 10 companhias falham na implementação da estratégia, e resume em 4 grandes barreiras as principais razões para isto, conforme descrito na figura abaixo:
[pic]
 
 
Refletindo sobre todas estas dificuldades, os doutores Robert Kaplan e David Norton iniciaram no princípioda década de 90 um estudo conjunto com algumas empresas, com a finalidade de desenvolver um novo modelo de medição de performance, o que culminou com a criação do Balanced Scorecard (BSC).
A idéia inicial deste estudo era cobrir as deficiências da gestão baseada unicamente em métricas contábeis e financeiras, através de um sistema de indicadores balanceados distribuídos em quatro perspectivas:Financeira, Clientes, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento, sendo as duas últimas os vetores para a criação de valor.
Cada uma destas perspectivas endereçava questões fundamentais para alcançar a visão de futuro, conforme ilustrado a seguir:
[pic]

Com as experiências de implementações do modelo, percebeu-se o poder direcionador de um indicador, pois as pessoas são fortemente motivadasa apresentar bom desempenho no que está sendo medido, principalmente se a remuneração variável estiver ligada a isto.
Para dar maior foco e consistência à estratégia e garantir que estes direcionamentos fossem claros, surgiram então os objetivos estratégicos, que foram dispostos ao longo das 4 perspectivas e ligados por relações de causa e efeito que deixavam claro como investimentos eminfra-estrutura, e até mesmo em melhoria de clima organizacional poderiam gerar maior valor ao acionista. A este diagrama formado pelo conjunto de objetivos estratégicos, dispostos nas 4 perspectivas e ligados por relações de causa e efeito, dá-se o nome de Mapa Estratégico, que, de uma forma bastante simples e objetiva descreve a estratégia da organização.
Para de fato levar a estratégia à ação, após adefinição de objetivos e respectivos indicadores, deve-se estabelecer metas para cada um destes, que suportem o crescimento almejado e expressem qual é o nível do desafio proposto. A partir de então, define-se projetos ou iniciativas estratégicas, que contribuem para o cumprimento das metas estabelecidas, levando a organização a um novo patamar de desempenho e geração de valor.
O exemplo abaixotraz um fragmento de um mapa estratégico para ilustrar estas relações de causa e efeito e como um objetivo estratégico é medido e levado até a operação através do Balanced Scorecard:
[pic]

O BSC garante que o comprometimento com o longo prazo seja mantido, ao mesmo tempo em que permite monitorar o andamento de projetos, e até mesmo o alinhamento de algumas ações do dia-a-dia que suportem esta...
tracking img