Balanceamento de carga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Todo o hardware tem o seu limite, e muitas vezes o mesmo serviço tem que ser repartido por várias máquinas, sob pena de se tornar congestionado. Estas soluções podem-se especializar em pequenosgrupos sobre os quais se faz um balanceamento de carga: utilização do CPU, de armazenamento, ou de rede. Qualquer uma delas introduz o conceito de clustering, ou server farm, já que o balanceamento será,provavelmente, feito para vários servidores. Em rede de computadores, o balanceamento de carga é uma técnica para distribuir a carga de trabalho uniformemente entre dois ou mais computadores, enlacesde rede, UCPs, discos rígidos ou outros recursos, a fim de otimizar a utilização de recursos, maximizar o desempenho, minimizar o tempo de resposta e evitar sobrecarga. Utilizando múltiplos componentescom o balanceamento de carga, em vez de um único componente, pode aumentar a confiabilidade através da redundância.

É comum a discussão de características do balanceamento de carga a respeito dogerenciamento ser centralizado ou distribuído, se as decisões do balanceamento são estáticas (independe da modificação de estado do sistema) ou dinâmicas (depende da modificação de estado do sistema).Essa última característica deve também ser classificada como determinística ou probabilística, adaptável ou não adaptável. Todas as características anteriores são importantes para a comparação entreestratégias de balanceamento de carga e para indicar o potencial de cada estratégia.

Um exemplo pode ser de um site. Enquanto um site tem 20 mil pageviews por dia, um único servidor é capaz de darconta do recado. Porém, se o número de acesso subir para 3 milhões de pageviews por dia, esse mesmo servidor, não vai conseguir suportar, mesmo que tenha 2 ou 4 processadores.Entra em cena então aidéia de balanceamento de carga, onde vários servidores ligados em rede dividem entre sí as requisições. Temos então uma ou várias máquinas que cuidam de repartir as requisições entre os servidores, de...
tracking img