Balancead scorecard

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, em 1992, desenvolveram um projeto de pesquisa chamado Balanced Scorecard que é o procedimento de medição e gestão de desempenho usada na gestão do negócio, dos serviços e da infra-estrutura. Baseiam-se normalmente no processo que podem utilizar a tecnologia da informação e os programas de Sistema Integrado de GestãoEmpresarial (SIG), como soluções de apoio, relacionando-a à gerência de serviços e garantia de resultados do negócio. Os passos dessas metodologias incluem: definição da estratégia empresarial, gerência do negócio, gerência de serviços e gestão da qualidade; passos estes complementados através de indicadores de desempenho.
O BSC (Balanced Scorecard) foi apresentado inicialmente como um modelo deavaliação e desempenho empresarial, porém, a aplicação em empresas proporcionou seu desenvolvimento para uma metodologia de gestão estratégica.
As condições para definição desses indicadores tratam dos processos de um modelo da administração de serviços e busca da otimização dos resultados relatados em quatro dimensões que refletem a visão e estratégia empresarial: financeira; clientes; processosinternos; aprendizado e crescimento. Vejamos a seguir informações referentes aos balanços e modelos dos quais discutiremos suas análises.

O OBJETIVO
Na administração de uma entidade é maximizar o investimento dos acionistas, o valor da empresa. Porém este objetivo é o resultado final de fazer as coisas certas, isto é,  agregando valor aos clientes, melhorando o negócio e os seus processosoperacionais, inovando constantemente, possibilitando a empresa a aprender e dividindo este aprendizado com o resto da organização. O balanced scorecard reconhece tudo isso atribuindo igual ênfase aos fatores necessários para fazê-los certo, o que resultará no atingimento do objetivo máximo. No entanto, todas as medidas são dirigidas pela visão do negócio.

Neste modelo, a administração da empresa érequerida a discutir, considerar e concordar as principais medidas de desempenho em cada uma das perspectivas. Não existem conjunto de medidas pré determinadas que se encaixam em todas as situações de negócio. Cada empresa deve decidir o que é importante para se medir em relação a sua visão e estratégia.
   
•     Perspectiva financeira
As medidas financeiras indicam se a estratégia da empresa,implementação e execução estão contribuindo para a melhoria financeira. Os indicadores financeiros podem ser separados em 3 grupos:
 
-     sobrevivência da empresa: geração do fluxo de caixa
-     sucesso da empresa: aumento da receita
                                           lucro operacional
                                           retorno s/ investimento
-     prosperidade: aumento daparticipação de mercado
                              valor do acionista (shareholder value)
                              valor economico agregado (EVA)
 
Tanto o valor do acionista como o valor economico agregado são uma tentativa de olhar o desempenho financeiro para frente, mas a crítica a respeito indicadores é que não são baseados nas atividades e processos que direcionam o fluxo de caixa e se preocupamsomente com o fluxo de caixa resultante.
 
•     Perspectiva do cliente
Identificar os fatores que são importantes aos clientes é a exigência deste modelo. Normalmente as preocupações dos clientes se encaixam em quatro categorias: tempo, qualidade, desempenho e serviço e são nestas categorias que precisamos identificar os indicadores.
 
Lead time mede o tempo necessário pela empresa para atenderas necessidades dos clientes. Assim, alguns indicadores podem ser:
* tempo de tratamento do pedido até a entrega
* time-to-market para os novos produtos
* entregas no tempo demandado pelo cliente
 
Qualidade mede os defeitos na percepção do cliente. Indicadores podem ser:
* defeitos dos produtos entregues em p.p.m.
* atender as especificações definidas pelo...
tracking img