BALAN O SCORECARD

2602 palavras 11 páginas
BALANÇO SCORECARD: FERRAMENTA GERENCIAL NA BUSCA PELA EXCELÊNCIA EMPRESARIAL

Resumo: O artigo apresenta a definição sobre Balanço Scorecard e sua contribuição como ferramenta gerencial na busca pela excelência empresarial. Relata um breve comentário sobre excelência empresarial e alguns fatores que determinam a posição da empresa para receber tal classificação. O cumprimento dos quatro processos essenciais é fundamental para que a organização obtenha sucesso na implantação do BSC. Compreendendo a relação causa-e-efeito entre as perspectivas, a diretoria define e organiza as estratégias e ações que levam a geração de valor em longo prazo. Sendo que em cada uma das perspectivas é possível conhecer os objetivos a serem atingidos com auxilio de indicadores para acompanhamento, obtendo um retorno das atividades desempenhadas. Apresenta as características e vantagens acerca dos principais instrumentos ao progresso organizacional, disponibilizados pelo BSC, primordiais para buscar consolidação perante o mercado. Inclui também os itens a serem potencializados pela equipe quando da construção do Scorecard.

Palavras-Chaves: Balanço Scorecard, criação de valor, excelência empresarial.

1. INTRODUÇÃO

O BSC é uma ferramenta de uso gerencial que traduz a todos os níveis organizacionais a missão e a estratégia da organização, organizadas em quatro perspectivas.
A diretoria elabora os objetivos a serem alcançados, sua execução e sucesso final dependem do empenho de todos os colaboradores.
Sua implantação demanda tempo, é também dispendiosa, exigindo muito esforço, disciplina e estratégia. Mesmo assim o resultado pode ser surpreendente.
1.1 PROBLEMATIZAÇÃO
Atualmente as organizações fazem parte de uma nova característica de mercado: a era da informação. Dentro desse novo paradigma, obter vantagens competitivas são muito mais que olhar a empresa financeiramente, mas ir além, vê-la em termos de valor agregado, inovação e diferencial “aos olhos” tanto interna quanto externa a

Relacionados