Balanço social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Auditoria
A auditoria tem origem do latim audire (ouvir) e foi utilizada pelos ingleses (auditing) para significar o conjunto de procedimentos técnicos para a revisão da contabilidade.
O auditor éo profissional que possui competência legal como contador e conhecimento em diversas áreas (tributos, modernas técnicas empresariais, etc.) e que aliados aos conhecimentos das normas e procedimentosde auditoria, procurará obter elementos de satisfação que o levem a fundamentar e a emitir sua opção sobre o objetivo de estudo.

Conceituação e Objetivo da Auditoria Independente
A auditoriaindependente ou externa (que é feita por um especialista em contabilidade) é um conjunto de processos técnicos que tem por objetivo de expressar opinião sobre a veracidade das atividades desempenhadas porprofissionais das diversas áreas de uma empresa. Esse tipo de auditor não possui nenhum vínculo empregatício com a empresa contratante e é livre para usar os métodos mais convenientes para a execuçãodo seu trabalho.
O auditor independente é contratado para analisar e dar seu parecer sobre as demonstrações contábeis identificando irregularidades nas contas a pagar e ou a receber, os possíveiserros e fraudes, entre outros. Essa análise deve esta de acordo com as normas de auditoria.
O parecer deve ser dirigido aos acionistas, cotistas, ao conselho de administração, à direção da entidade ou aocontratante dos serviços.
Esse profissional só tem autorização para exercer sua profissão depois de atingir um alto nível de conhecimento, com registro no CRC¹ de sua região e na CVM² e de adquirira experiência necessária por um período não sendo inferior a cinco anos. A pessoa que preenche todas as exigências tem licença para a prática de auditoria independente e é um CPA (Certified PublicAccountant), no Brasil corresponde à profissão aquele que possui esse certificado em um Estado e que pode exercer em qualquer outro Estado, com relativa facilidade.

¹CRC – Conselho Regional de...
tracking img