Balanço social

Páginas: 6 (1457 palavras) Publicado: 13 de fevereiro de 2011
Tema: Balanço Social
Título: A importância do Balanço Social para o bem-estar da comunidade

Problema:
Como as empresas utilizam os recursos controlando a sua exploração de forma à não prejudicar o bem público?

Objetivos:
Geral – Mostrar as alterações que as empresas provocam no ambiente aos quais estão inseridos.
Identificar instrumentos usados para beneficiar asociedade pela utilização dos recursos existentes.

Específico – Encontrar benefícios importantes proporcionados pelas empresas à comunidade (primeiro emprego, reciclagem do lixo, patrocínio esportivo, reabilitação de viciados em tóxicos, etc.).
Apontar ameaças que as empresas podem oferecer se sua responsabilidade social e ecológica não for posta em prática.

Questõesnorteadoras.
Como realizar o Balanço Social de forma que a sociedade tenha pleno conhecimento sobre a mesma?

Que benefícios são direcionados para as células sociais mais humildes?

Para qual segmento o Balanço social é direcionado?

Qual a importância do Balanço Social para uma nação de altíssimas desigualdades sociais?

1. INTRODUÇÃO

O balanço social é uma demonstração que buscaevidenciar os impactos, ou melhor, o papel que a entidade representa e representará tanto em seu ambiente interno e externo, ou seja, qual sua contribuição social em impostos e para a previdência social, em mão-de-obra absorvida, em obras sociais, na educação, na influência positiva ou negativa, que exerce sobre o ambiente ecológico. E será o objeto de estudo desse projeto. Buscou-se delimitá-lo,mostrando a sua importância para o bem está social da comunidade, sendo essa demonstração pouca utilizada pelas empresas por se tratar de algo bem recente, porém representando grande relevância para os dias de hoje.

O problema que se coloca é: que soluções as empresas encontram para que as empresas passem a controlar mais suas atividades exploratórias sobre os recursos existentes sem prejudicarem demasia o bem público?

Objetivou-se mostrar ainda as alterações que as empresas tendem a deixar no ambiente em que estão inseridas, ou seja, as mudanças que abarcam os interesses da comunidade, bem como apontar instrumentos usados para beneficiar a comunidade.

O estudo apresenta vínculos importantes que as empresas possuem para o melhoramento da vida da comunidade e apontarpossíveis ameaças que as mesmas podem representar se tais responsabilidades sociais e também responsabilidade ecológica não forem colocadas em prática.

A responsabilidade social na empresa foi abordado devido ser um assunto com inteira relevância hoje nas empresas como se pode observar em empresas que adotam desde a separação do lixo para a reciclagem até a iniciativa de propor convênioscom instituições educacionais para abrir portas para o primeiro emprego que ajudará as famílias de muitos jovens. É a partir dessas iniciativas que observamos o quanto estão relacionados aos problemas globais no que diz respeita aos recursos naturais e a qualidade de vida dos mais humildes.

Os autores que fundamentarão o estudo serão: Carvalho (1990) O BS constitui um instrumento decontrole; Gonçalves (1980); Tinoco (2001).

Este projeto está organizado em três capítulos: a introdução composta pela apresentação do tema Balanço Social; sua importância para a comunidade, o segundo capítulo é composto pelo referencial teórico que abrangerá os instrumentos que o BS utiliza e por fim a metodologia, que trata dos procedimentos para a realização da pesquisa.

2. REFERENCIALTEÓRICO

O balanço social é uma demonstração bem recente, tudo começou na década de 60 nos Estados Unidos da América e na Europa, especialmente na França. Esse tipo de demonstração se encarrega dos movimentos sociais, que ao exercer pressão sobre as empresas, fazem com que estas divulguem informação socioeconômica, juntamente com seus relatórios contábeis. Sendo assim segundo Tinoco...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Balanço social
  • Balanço social
  • Balanço social
  • Balanço social
  • Balanço social
  • Balanço social
  • Balanço social
  • Balanço Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!