Balanço patrimonial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Balanço Patrimonial,
Demonstração do Resultado do Exercício (DRE),
Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA),
Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 BALANÇO PATRIMONIAL ( Lei 6404/76) 3
2.1 CONCEITO 3
2.2. GRUPO DE CONTAS 3
2.2.1 ATIVO 3
2.2.2 PASSIVO 6
2.2.3. RESULTADOS DE EXERCÍCIOS FUTUROS 7
2.2.4.PATRIMÔNIO LÍQUIDO 7

3 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO 12
3.1 CONCEITO 13
3.2 OBJETIVO 13
3.3 OBRIGATORIEDADE 13
3.4. CONTEÚDO 13
3.5 EXEMPLO DE UMA DRE 14

4 DEMONSTRAÇÃO DOS LUCROS OU PREJUÍZOS ACUMULADOS (DLPA) 15
4.1 CONCEITO 15
4.2 OBJETIVO 15
4.3 OBRIGATORIEDADE 15
4.4 CONTEÚDO 15
4.5 FORMA DE PREPARAÇÃO 16
4.6 FORMA DE APRESENTAÇÃO 16

5DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS (DOAR) 17
5.1 DEMONSTRAÇÃO DA DOAR 19

CONCLUSÃO 20

BIBLIOGRAFIA 21

1 INTRODUÇÃO

As demonstrações tidas como obrigatórias no Brasil são: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA), Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) .Além de todas estasdemonstrações supracitadas devemos ressaltar a importância e necessidade da elaboração das notas explicativas como forma de complemento das demonstrações contábeis. Este trabalho tem por objetivo enfatizar essas obrigatoriedades detalhadamente com objetivo de facilitar a identificação e o conhecimento contábeis das empresas.

2 BALANÇO PATRIMONIAL ( Lei 6404/76)

2.1 CONCEITO

É aapresentação dos saldos respectivos de todas as contas da contabilidade de uma companhia em uma determinada data, dispostos ou arrumados de uma forma relativamente padronizada, com a finalidade de permitir, a quem o analisa, uma visualização rápida da posição econômico-financeira dessa companhia naquela data.
 Assim, temos a conceituação definida pelo Conselho Federal de Contabilidade.
 "O balançopatrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, quantitativa e qualitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade".
A estrutura do Balanço Patrimonial é formada pelo Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.

2.2. GRUPO DE CONTAS

O balanço patrimonial consiste na apresentação das contas classificadas por grupos, segundo os elementos dopatrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia. No Brasil, a Lei nº 6.404 de 15 de dezembro de 1976 (Lei das Sociedades por Ações) padronizou o título de cada grupo do balanço. Assim, o balanço patrimonial deve ser apresentado com as contas classificadas nos seguintes grupos:

2.2.1 ATIVO

No ativo, as contas serão dispostas emordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos:
a) Ativo Circulante: As disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subseqüente e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte. No Ativo Circulante ainda existem as contas retificadoras ou redutoras como, por exemplo, a conta de títulos descontados, a deprovisão de créditos de liquidação duvidosa, entre outras.

b) Ativo Realizável a Longo Prazo: Os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas (Art. 243), diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto dacompanhia;

b) ativo permanente, dividido em:

• Investimentos: as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante, e que não se destinem à manutenção da atividade da companhia ou da empresa;

• Ativo imobilizado: os direitos que tenham por objeto bens destinados a manutenção das atividades da companhia e da...
tracking img