Balanço patrimonial e dre

Páginas: 11 (2677 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2011
INTRODUÇÃO

A análise das demonstrações contábeis é essencial para que a contabilidade tenha uma visão mais analítica em relação as finanças de uma empresa. Segundo Matarazzo (2003, p. 39), “a análise das demonstrações visa extrair informações para a tomada de decisão. O perfeito conhecimento do significado de cada conta facilita a busca de informações precisas”.
Sendo assim, a forma e oconteúdo da apresentação das demonstrações tendem a suprir as necessidades da análise das demonstrações contábeis, que são determinadas nas empresas.
O objetivo deste trabalho é analisar o balanço patrimonial no período de 2008 a 2009 da Usina Sinimbú, localizada na cidade de Jequiá da Praia (AL).
Para atender esse objetivo, é necessário atingir alguns objetivos específicos, tais como:
• Descrevera estrutura das demonstrações estudadas;
• Apresentar a empresa de capital aberta que será estudada;
• Através de um estudo de caso, verificar a importância da análise das demonstrações contábeis nos exercícios de 2008 a 2009.

Segundo Assaf Neto (2002, p. 48):

A análise de balanços visa relatar, com base nas informações contábeis fornecidas pelas empresas, a posiçãoeconômico-financeira atual, as causas que determinaram a evolução apresentada e as tendências futuras. Em outras palavras, pela análise de balanços extraem-se informações sobre a posição passada, presente e futura (projetada) de uma empresa.

Este trabalho aborda os diversos índices de desempenho (liquidez, rentabilidade, estrutura de capital, garantia a terceiros, endividamento e rotação), capitais de giro,análises horizontais e análises verticais.
Sendo assim, espera-se obter informações relevantes para servir de suporte essencial para tomada de futuras decisões dos gestores da empresa.

BALANÇO PATRIMONIAL

O balanço patrimonial, no Brasil, é divido em quatro tópicos: Ativo, Passivo Exigível, Resultados de Exercícios Futuros e Patrimônio Líquido. Sendo que, o Ativo é dividido em três grupos:Circulante, Realizável a Longo Prazo e Permanente. O Ativo Permanente é subdividido em: Investimentos, Imobilizado e Deferido.
Além disso, o Passivo Exigível é, também, subdividido em dois grupos: Passivo Circulante e Passivo Exigível a Longo Prazo. Por sua vez, o Patrimônio Líquido é composto por cinco grandes contas: Capital Social, Reservas de Capital, Reservas de Reavaliação, Reservas de Lucrose Lucros ou Prejuízos Acumulados.
Em síntese, é possível elaborar um quadro esquemático abaixo:

ATIVO | PASSIVO |
Ativo CirculanteAtivo Realizável a Longo PrazoAtivo Permanente Investimentos Imobilizado Diferido | Passivo CirculantePassivo Exigível a Longo PrazoResultados de Exercícios FuturosPatrimônio Líquido Capital Social Reservas de capitalReservas de Reavaliação Reservas de Lucros Lucros ou Prejuízos Acumulados |

Diante disso, salienta-se que balanço patrimonial demonstra o saldo de cada grupo e subgrupo apresentando todas as contas de uma empresa a cada período, seja ela mensal, trimestral, semestral ou anual.
Essa demonstração tem o intuito de apresentar os bens e direitos de uma empresa, bem como suas obrigaçõesem datas específicas. Em síntese, o balanço representa os elementos que compõem o patrimônio, demonstrando de forma equacional e principalmente o equilíbrio existente entre os componentes, podendo ser negativos ou positivos. Com base no balanço, é possível identificar a quantia de riqueza que uma empresa possui de patrimônio, recursos, origens e aplicações.



Ativo Circulante

O AtivoCirculante compreende disponibilidades, créditos, estoques e despesas antecipadas realizáveis no exercício social seguinte. O Circulante tem como característica a efetivação em até um ano, assim como o Passivo Circulante, onde todas as obrigações correntes e vencíveis da empresa são registradas até o final do ano subseqüente.
Porém, é possível alterar esse prazo, em alguns casos previstos na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DRE e Balanço Patrimonial
  • DRE E BALANÇO PATRIMONIAL
  • Balanço patrimonial e dre
  • Atividades de Balanço Patrimonial e DRE
  • Abordando o balanço patrimonial e a dre
  • Balanço patrimonial, dre e dfc
  • Balanço patrimonial e dre
  • Balanço patrimonial, dre , are

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!