Balística

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ocorrência n.º: 15.887 / 09 – SCPe / IC Laudo n.º: 7.695 / 11 - IC
SISCOD n.º: 19.335 / 09 – IC
Ref. PROT. n.º: 421.594 / 09 – 13a DP
Ref. Oc. n.º: 6.174 / 09 – 13a DP
Ref. I.P. n.º: 258 / 09 – 13a DP

LAUDO DE PERÍCIA CRIMINAL
Exame de Local de Morte Violenta

Aos nove dias do mês de julho do ano de dois mil e nove, no Instituto de Criminalística do Departamento de Polícia Técnica daPolícia Civil do Distrito Federal, conforme a legislação e os dispositivos regulamentares vigentes, foram designados pelo diretor, perito criminal CELSO NENEVÊ, os peritos criminais RODOLFO ANTÔNIO DA SILVA e CAREN LUANE DA SILVA CAIXETA CRUZ para procederem a exame de local de morte violenta, a fim de ser atendida a solicitação da autoridade da Décima Terceira Delegacia de Polícia (13a DP),descrevendo com verdade e com todas as circunstâncias o que encontrarem, e, bem assim, esclarecerem tudo quanto interessar possa.
1. HISTÓRICO
Atendendo à solicitação supracitada, feita em 09/07/2009, os peritos compareceram às 17h15 desta mesma data na área de mata nas proximidades das Quadras 01 e 03 de Sobradinho / DF, passando aos exames a seguir descritos.
2. EXAMES
2.1. DO LOCAL
Tratava-se deuma área de mata ciliar do ribeirão Sobradinho, situada a oeste do Conjunto E-1 da Quadra 01 e ao sul da Quadra 03 de Sobradinho, na margem sul da Rua 7, cujo acesso era feito por uma pista de terra de sentido nordeste-sudoeste a partir da Rua 7. Desta pista de terra emergia algumas trilhas para o interior da mata, sem denotar uso frequente. Ver o mapa ilustrativo e as fotografias 01 a 06.
Talárea de mata apresentava-se bem preservada, com elevada densidade de elementos arbóreos, presença de lianas (cipós), extrato herbáceo típico e camada de serrapilheira. O solo local apresentava características de solo hidromórfico, ou seja, solos associados com depressões, lençol freático elevado e ao longo de cursos d’água, de coloração cinza. O solo encontrava-se úmido e em alguns trechosencharcado, indicando a presença de lençol freático superficial. Saliente-se que, a visibilidade do interior da mata a partir da referida estrada de terra, restringia-se a poucos metros de sua margem.
Quando dos exames verificou-se:
 a presença de um cadáver, alinhado e com a cabeça voltada para o leste, a ser descrito em item próprio, em uma pequena clareira no interior da referida mata, posicionadonas coordenadas planoretangulares UTM (Universal Transversa de Mercartor) 15º39’24,7”mE e 47º48´53,4”mN, obtidas por equipamento receptor de sinais GPS (Global Positioning System), programado para o Datum ( ) “Astro Chuá”. O acesso dava-se pela Rua 7 derivando-se na pista de terra de sentido nordeste-sudoeste por cerca de 280m e adentrando-se na mata em uma trilha a sudeste seguindo por cerca de40metros até a pequena clareira onde estava o cadáver (ver o mapa de localização e as fotografias 01 a 06);
 um par de sandálias marca Kenner, tamanho 42, de tira de cor preta, estando o pé direito ao sul dos pés do cadáver e o esquerdo ao norte, sobre alguns arbustos, distantes entre si por cerca de 2m de extensão (ver as fotografias 05 a 07);
 fragmentos de fita adesiva transparente aderidoe próximo da sandália direita (ver as fotografias 07 e 08);
 duas concentrações de sangue, espessas e coaguladas, uma maior sob o cadáver e outra, com 20cm de diâmetro, a 65cm ao norte de sua cabeça (ver as fotografias 09 a 14). Experimentalmente, ao se movimentar o cadáver tombando-o sobre sua lateral esquerda, verificou-se a compatibilidade da formação da concentração ao lado da cabeça com avítima na posição de decúbito dorsal.
Saliente-se que no local não havia indícios de movimentação brusca de pessoas no solo (remoção da camada de serrapilheira, solo exposto ou escavado) nem na vegetação (vegetação amarfanhada e/ou quebrada).
2.2. DO CADÁVER
2.2.1. Identificação
Cadáver masculino; jovem; 179cm de altura; compleição normolínea; cor parda; olhos castanhos; cabelos negros,...
tracking img