Baixo sao francisco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1902 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Baixo São Francisco

Hidrografia

O baixo são Francisco é a região que se estende de Paulo Afonso à foz, no oceano Atlântico, fazendo a divisa entre os municípios de Piaçabuçú (AL) e Brejo Grande (SE). Segundo Costa (2003), essa região encontra-se localizada entre as coordenadas geográficas de 8º e 11º latitude sul e 36º a 39º longitude oeste,constituindo-se na região mais oriental da bacia.

O Baixo São Francisco ocupa uma área total de 30.337km², equivalente a 5% da área da Bacia do São Francisco, sendo à menor porção das quatro subdivisões da bacia (Junqueira, 2002). Essa região é caracterizada por afluentes intermitentes ou temporários em sua maioria, vazões regularizadas pelos reservatórios de Paulo Afonso, Moxotó e Xingó, além daagricultura de subsistência e atividade agropecuária. Bernardes (1951), utilizando a classificação de Köppen, adaptada ao Brasil, demonstrou que o clima do Baixo São Francisco é o AS’ (quente e úmido, com chuvas de inverno). Algumas características geográficas da bacia do Rio São Francisco, com sua subdivisão, encontram-se na tabela .

Tabela - Médias de altitude, precipitação, temperatura, períodochuvoso e extensão, da BSF.

[pic]





17
Fonte: Sato & Godinho (1999), apud Costa (2003).





Turismo

O Rio São Francisco espalha o progresso e desenha a cultura de um povo, manancial de histórias e encantos. Ele não é apenas um rio. Significa para muitos a própria existência. Para outros, é fonte de diversão e inspiração. Cantado e contado em verso e prosa, de Luiz Gonzaga aEuclides da Cunha, o São Francisco moldou o país, deu vida ao sertão e até hoje ajuda a alimentar os habitantes ao redor do seu curso d''água, e a desenvolver uma terra, em muitos trechos, castigada pela seca.

O Velho Chico, seu apelido mais conhecido, é o universo do sertanejo, de lendas e carrancas, de cachoeiras e belezas naturais, de história e poesia. Se o Brasil que está nos mapas tem essaforma deve em grande parte ao São Francisco. Através dele, bandeirantes paulistas e baianos puderam explorar e integrar o centro do país ao litoral. Inclusive, empurrando mais para o oeste a linha que dividia o Novo Mundo entre Portugal e Espanha, o Tratado de Tordesilhas.
Por sua rota, cruzaram personagens históricos, como o navegador Américo Vespúcio, Tomé de Sousa, Garcia D''Ávila, osaventureiros Borba Gato e Fernão Dias Paes, invasores holandeses e padres jesuítas.

A importância do São Francisco se deve a vários fatores. É o maior rio totalmente brasileiro, com mais de três mil quilômetros de extensão, e o principal da bacia hidrográfica que leva seu nome. Corta cinco estados: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, delimitando as fronteiras entre os quatro últimos eainda recebe as águas de afluentes de Goiás e Distrito Federal. Possui um longo roteiro navegável entre a mineira Pirapora e a baiana Juazeiro, além de ter seu potencial energético aproveitado por três grandes hidrelétricas: Sobradinho, Paulo Afonso (BA) e Xingó (SE).

O Velho Chico compreende quatro divisões geográficas: alto, médio, submédio e baixo São Francisco. Porém, para quem pretendecurtir seu vasto potencial turístico, o rio comporta três zonas que diferem quanto à ocupação na época da colonização, e também em relação ao clima e vegetação, bem como atrativos naturais. São os trechos superior, médio e inferior. O primeiro compreende desde a nascente na Serra da Canastra até Pirapora.
É caracterizado pela chegada das bandeiras vindas do vale do Paraíba do Sul e de São Paulo dePiratininga (com o objetivo de encontrar ouro e pedras preciosas), cachoeiras bastante altas, diversidade de fauna e flora e resquícios pré-históricos. A parte seguinte sai do centro de Minas Gerais e corta o oeste, norte e nordeste da Bahia, tendo como limite Juazeiro e Petrolina, na divisa com Pernambuco.

Ficou conhecido como Rio dos Currais, pela predominância de fazendas de gado, que...
tracking img