baixerel

335 palavras 2 páginas
Objetivo das informações contábeis
Toda e qualquer informação é necessária, importante e útil, para tanto, os meios contábeis a utiliza para diversos fins: econômico, financeiro, físico e de produtividade, relacionando-os ás entidades e fornecendo dados úteis para tomadas de decisões.
Contabilidade, sistema recolhedor de informações e que tem como objetivo informar e esclarecer dados de uma organização através de demonstrações e analises. Seus usuários podem ser tanto pessoa física como jurídica com interesses comuns em relação á situação financeira da entidade. Sendo elas, acionistas, credores, colaboradores da entidade, integrantes do mercado financeiro, ou da sociedade.
As informações contidas em uma demonstração contábil não pode passar nenhuma incerteza, pelo contrário devem ser confiáveis e verdadeiras, pois a mesma é utilizada para fazer previsões futuras. Seus demonstrativos também são de uso do governo para arrecadação de tributos e impostos, e também utilizado por acionistas e gestores de uma empresa para tomada de decisões. Esse demonstrativo deve ser sempre escriturado na entrada, apurados e exibidos nas saídas sempre focando a essência ao invés da forma. E, para que não ocorram problemas futuros, deve-se relevar que todas as informações são de grande importância e não se pode obter negligencia de informação ou ate mesmo informações desnecessárias.
A contabilidade é uma ciência social, referente ás suas finalidades de avaliações financeiras do progresso das entidades, mas com relação à metodologia, ela reúne tanto o social quanto o quantitativo, por utilizar equações. Portanto, pode-se dizer que a contabilidade é um sistema qualitativo, pois atua no meio social nos fornecendo indicadores de como está a sociedade, a entidade e a própria nação em relação a sua economia. Como também, quantitativa por se materializar através da equação patrimonial básica: Ativo + Passivo = Patrimônio Liquido.

Relacionados