Bairro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2235 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
No presente trabalho iremos conhecer a história do Bairro Jardim dos Estados localizado no município de Várzea Grande-MT, o objetivo é conhecer a sua história desde sua fundação até os dias atuais. Abordaremos temas como os tipos de moradia, infraestrutura e transporte, trabalho, emprego e renda, educação e práticas culturais, e a partir dessas informações fazer um diagnostico socialdo bairro e também conhecer quais são as suas maiores dificuldades e necessidades que os moradores vêm enfrentando nos dias atuais. Muitas das informações sobre a história do bairro foram coletadas através de entrevistas com os moradores mais antigos.



A HISTÓRIA DO MUNICIPIO DE VÁRZEA GRANDE
A fundação de Várzea grande está ligada às ações empreendidas pelo governo provincial em funçãoda Guerra do Paraguai. Em 1867, em plena guerra, o presidente da província de Mato Grosso, Couto de Magalhães, ordenou a prisão de todos os paraguaios encontrados em Cuiabá e cercanias e criou o acampamento militar na outra margem do rio, para onde os enviou, região até então ocupada pelos índios Guanás e por alguns poucos e pobres lavradores.
Várzea Grande servia de passagem e pouso para astropas de boiadeiros que vinham de Poconé e Nossa Senhora do Livramento, e dada a habilidade dos paraguaios no corte e secagem da carne e no curtume de couro, o pequeno povoado passou a abrigar a matança de bois e transformou-se em fornecedor de mercadorias para a capital. Firmou-se posteriormente a agricultura nos capões pequenos, unindo brasileiros, inclusive muitos remanescentes da guerra, eparaguaios no mesmo trabalho.
Nas primeiras décadas, o povoado várzea-grandense cresceu lentamente, sobrevivendo à população da lavoura, abate de reses e fabricação de lenha, além de uma incipiente indústria manual, que proporcionavam o comércio com Cuiabá, feito por meio de barcos. Em 1870, em decorrência do nascimento das primeiras crianças do povoado, o governo destinou verba no orçamento para pagaro primeiro professor de Várzea Grande, mestre Bilão.
Com a Proclamação da República, Várzea Grande iniciou sua participação na vida política e partidária do estado, envolvendo-se nas disputas travadas na última década do século XIX entre o coronel Generoso Ponce, os Murtinho, os Paes de Barros e os Corrêa da Costa. Representativo dessas disputas foi o assassinato, em Cuiabá, de Antônio MendesMoreira, morador de Várzea Grande e partidário de Generoso Ponce, que foi morto pelos adeptos de Totó Paes.
Em 1942, no governo do interventor Júlio Müller, foi inaugurada a primeira ponte unindo Cuiabá e Várzea Grande, o que aumentou significativamente seu comércio com a capital, fornecendo-lhe carne, suínos, galináceos, leite e derivados, lenha, carvão, chinelos, material de construção e cereais,além de peixe. O desenvolvimento da cidade foi ainda impulsionado pela instalação da luz elétrica, em 1945.

Várzea grande foi transformada em município em 23 de setembro de 1948, no governo de Arnaldo de Figueiredo, que nomeou o várzea-grandense major Gonçalo Romão de Figueiredo para exercer o cargo de prefeito, até que se realizassem eleições.
O rápido crescimento de Várzea Grande,principalmente após o seu primeiro centenário, está ligado à grande imigração e à cessão, pela prefeitura, de áreas para a instalação de indústrias, bem como à tradicional aptidão do seu povo para o comércio e para o trabalho, povo que continua construindo a história do município com seu trabalho cotidiano.
Segundo o Censo 2010 IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, o município possuiuma população de 252.709 mil habitantes assim distribuídos:
• Bairros Urbanos: 22
• Loteamentos e Residenciais: 258
• Distritos Rurais: 3
• Aglomerados Rurais: 23
O abairramento de Várzea Grande foi divido entre Região, Bairros/Distritos, Loteamentos e Residenciais, o bairro que vamos conhecer a sua história é o Jardim dos Estados que teve o seu registro no ano de 1977 no Cartório 5º Oficio...
tracking img