Bairro jardim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O bairro analisado no presente atlas é o Bairro Jardim, situado no município de Santo André, região metropolitana de São Paulo. O bairro tem área de 945000 metros quadrados e está localizado no primeiro subdistrito da cidade e faz divisa com os bairros centro, Vila Alpina e Bairro Campestre.
Pode-se considerar como justificativa a relação de topofilia que existe entre a maioria dosmoradores do Grande ABC, mais especificamente de Santo André; a diversidade de espaços do bairro também foi um fator influente em sua escolha para o atlas.
O atlas tem como objetivo principal detectar se os conceitos expostos em sala estão presentes nos recortes estudados; no caso, verificar se o Bairro Jardim apresenta todas as características possíveis para compreender o espaço e sua relaçãoentre a sociedade e o meio.

Bairro Jardim

Capítulo 1 - Contexto Histórico
Com o objetivo de reforçar a segurança do litoral brasileiro o Rei Dom João III envia Martin Afonso de Souza, em 1530, para criar vilas no litoral da colônia. Para contato com os índios e melhor praticidade na formação das vilas Martin conta com a Ajuda de João Ramalho que residia na região do ABC. A vontade de JoãoRamalho era criar uma vila na região onde morava, seu pedido foi negado e apenas em 1553 foi criada a vila de Santo André da Borda do Campo.
Com a criação da Aldeia de São Paulo de Piratininga, próxima a região, Santo André da Borda do Campo passa então a ser menos movimentada, e devido a problemas de subsistência e segurança a vila de Santo André é transferida para a nova aldeia. Durante um longoperíodo a vila é apenas um bairro de São Paulo, e fica estagnada sendo apenas passagem para viajantes.
O distrito de Santo André abrigava na década de 1930 várias indústrias importantes, possuía a Estação de São Bernardo por onde era transportada grande parte dos produtos aqui produzidos e tinha entre seus moradores vários políticos influentes. Tal situação levou à transferência da sede domunicípio de São Bernardo para Santo André, em 1939.Toda a região do Grande ABC, composta por vários distritos, passou, então, a ser denominada pelo nome Santo André.
A partir de 1950 a região do ABC recebe grandes montadoras automobilísticas e Santo André passa a produzir autopeças para servir essas indústrias. Na década de 1970 com o milagre econômico a região perdeu uma significativa quantidade deindústrias para a capital do estado.
Nos anos 90 a produção industrial continuou desacelerada, com os incentivos fiscais voltados para outras áreas do estado de São Paulo, além das dificuldades de transporte e o custo de mão de obra. O ABC e, em especial Santo André, perdeu várias indústrias.
O bairro se desenvolveu em torno das fábricas com casas de operários, comércios e serviços em sua partemais baixa e em sua parte mais alta moravam aparentemente os grandes proprietários da região.

Capítulo 2 - A Produção do Espaço da Área de Estudo
De acordo com Milton Santos (1988), o espaço é compreendido por uma relação dialética entre a sociedade e o meio, no qual ambos são capazes de transformar um ao outro.

Esquema de relação dialética que caracteriza espaço

Os conceitos adotados naanálise do espaço são os de forma e função, que se aplicam ao meio; e os de estrutura e processo, que são aplicados no meio.
Entende-se por forma um determinado arranjo ordenado de objetos, de um aspecto visível. No local estudado, é possível constatar a predominância de construções horizontalizadas, sobretudo nas principais ruas e avenidas.
A função do espaço corresponde ao papel desempenhadopor esta forma, uma atividade, ou até mesmo tarefa.
A Rua das Figueiras é a principal rua de comércio e entretenimento do bairro. Possui várias lojas, buffets, supermercados, e barzinhos, que fazem dela o local mais movimentado quando se diz respeito à vida noturna na cidade de Santo André. Pode-se atribuir à Rua das Figueiras, função comercial e social.

Rua das Figueiras

A Avenida...
tracking img