Baile de cobras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2793 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ildo Meneghetti nascido em vinte de junho de 1985 na cidade de Porto Alegre foi engenheiro e um grande político da nossa história. Foi prefeito de Porto Alegre por duas vezes e governador do Estado do Rio Grande do Sul também por duas vezes.
A vida política de Ildo começou por um acaso com o convite para se candidatar a vereador, feito pelo seu amigo Cylo Rosa presidente do Diretório regional doPSD, o qual Meneghetti mantinha uma dívida de favores devido a casos passados. Mesmo não muito confortável com a situação, aceitou a proposta e com a ajuda dos seus companheiros do Sport Clube Internacional, Meneghetti foi eleito a vereador em Novembro de 1947 com 1095 votos.
Neste mesmo período quem estava sob o comando da prefeitura de Porto Alegre estava o prefeito Gabriel Pedro Moacyr, oqual era considerado uma boa pessoa, porém mau diplomata. Este muito criticado pela oposição na Câmara e pela imprensa. Devido a esta situação o prefeito Moacyr solicitou sua demissão junto ao governador do Estado Walter Jobim. O governador aceitou a sua carda de demissão e indicou Ildo Meneghtti para tomar posse da Prefeitura de Porto Alegre.
Contudo, mesmo sem a aprovação de sua família,Meneghtti aceitou a nova missão, deixou sua sociedade que tinha com a Indubras e investiu sua participação apenas na Facelpa ( Fábrica de Celulose e Papel, em Canela ), o qual tinha uma pequena participação como sócio fundador.
Em 31 de janeiro de 1951 mesmo com iniciativas popular para sua permanência na Prefeitura, Meneghtti pediu sua demissão do cargo, sendo substituído por Eliseu Paglioli.
Em 1951com a volta das eleições diretas Ildo é eleito pela segunda vez Prefeito de Porto Alegre com 41.939 dos votos contra 40.877 votos de Brizola. Foi nesse segundo período que consolidou a sua popularidade, sendo pioneiro na criação de vilas populares onde as casas eram vendidas e preços baixos e com longos prazos para pagamento, um exemplo disso é o Bairro Sarandi que na época recebia o nome de vilaMeneghetti em homenagem ao prefeito. Além do investir em casas populares através do plano de urbanização, a prefeitura também adquiriu duzentos novos ônibus para uso no transporte coletivo. Realizou-se também inúmeras obras de infraestrutura e melhorias no abastecimento de água, durante esse seu segundo período.
No início do terceiro ano de gestão com o Prefeito, já avançavam as discussões dequem seria o novo sucessor do então atual Governador Ernesto Dorneles, com a união dos partidos PSD, UND e PL escolheram Ildo Meneghetti como candidato, sendo este considerado o mais simpático dos políticos gaúchos. Para concorrer ao cargo Meneghetti licenciou-se do cargo de Prefeito, como o vice Maneco Vargas se recusou a ocupar o lugar de Ildo, a prefeitura acabou sendo comandada neste períodopelos vereadores Ludolfo Bohel e Manoel Osório da Rosa.
Em tempos em que não existia televisão as Campanhas Eleitorais Estaduais eram feitas através de comícios com excelentes oradores, todavia Meneghetti admitia ser um péssimo orador. Possuía sim, um bom timbre de voz, porém sua dicção era falha. Adaptou a campanha a seu estilo, visitando todo o Estado, passando por cada munícipio, distrito, vilaou rincão, onde nenhum outro candidato a Governador haveria passado até então.
Meneghetti vence a eleição com 386.821 votos contra os 356.183 votos de Alberto Pasqualini, sendo esta uma diferença de 30.000 votos. Foi uma vitória surpreendente, todos estavam curiosos para saber quem era o homem que obtivera vitória sobre os partidários de Getúlio Vargas em pleno solo Rio Grandense. Ildo tomou possecomo Governo do Estado em 31 de janeiro de 1955.
Um ano após ocorre a posse de Juscelino Kubitscheck como Presidente e Jango como seu vice. O Plano de Metas de JK prevaleceu para áreas já desenvolvidas como Rio, Minas Gerais e São Paulo. Ocorrem muitos investimentos nestas três unidades, ocasionando assim, um surto de desenvolvimento enquanto outras áreas ficaram esquecidas. O nosso estado, o...
tracking img