Bahia de todos os santos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução:
O século XVIII foi marcado por lutas das colônias inglesas da America do norte pela independência que foi chamada de Guerra da Independência americana. Começou em 1775, quando treze colônias americanas declararam guerra à Grã-Bretanha, que as governava e que decidiu ampliar os impostos sobre o chá, açúcar e papel selado. Os colonos se indignaram com essa imposição dando inicio aprotestos e manifestações contra esse procedimento que eles julgavam injusto, foi então que os colonos americanos começaram a brigar por a independência das treze colônias período em que ocorreu a guerra de independência, logo depois da guerra os colonos estabeleceram seus próprios impostos e foram formados os primeiros estados do novo país (EUA) que tiveram sua independência reconhecida em 1776.2. Antecedentes:
Em meados do século XVII, milhares de Ingleses, fugindo de perseguições religiosas e das dificuldades econômicas migraram para a America, essas pessoas buscavam melhores condições de vida, terras, novos mercados e liberdade religiosa. Deu- se então inicio ao processo de povoamento da America, esse processo resultou no surgimento de varias colônias tanto de povoamento quantode exploração.
3. Noções Iniciais:
Uma revolução é um movimento que envolve radical mudança na economia. Por isso o termo revolução só é corretamente aplicado quando se refere a determinado processo de mudança radical da infraestrutura, envolvendo ainda mudanças na superestrutura. Por esse motivo muitos historiadores discordam da ideia de chamar de revolução o movimento de independência dastreze colônias inglesas.
A revolução Americana foi um movimento ou revolta das colônias inglesas na America do norte ocorrida entre 1775 e 1783, que resultou na instituição dos Estados Unidos da America. A independência dos estados unidos foi um marco na crise do antigo regime por que rompeu a unidade do sistema colonial.

4. As Treze Colônias Americanas:
As treze colônias formaram-se apartir do século XVII. E nos fins do século XVIII, havia 680 000 habitantes no norte: Massachusetts, Nova Hampshire, Rhode Island e Connecticut; 530 000 no centro: Pensilvânia, Nova York, Nova Jersey e Delaware; e 980 000 no sul: Virgínia, Maryland, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia. Ao todo, mais de dois milhões de colonizadores. No centro-norte, predominavam a pequenas e médiaspropriedades, geridas por europeus exilados por motivos políticos ou religiosos. Havia também o trabalho de servos temporários, que trabalhavam de quatro a sete anos para pagar o transporte para a América, financiados pelos proprietários  que necessitavam de mão de obra. Isto desencorajou o comércio da Inglaterra com a região, pois  as despesas da viagem  ficavam caras. Assim, apesar da proibição demanufaturas nas colônias, os ingleses permitiram aos colonos do centro-norte uma quase autonomia industrial.
O espírito de autonomia dos colonos que fugindo de perseguições religiosas e de dificuldades econômicas, comunidades inteiras de protestantes migraram para o Novo Mundo, sonhando construir na América uma nova sociedade.
Assim, o projeto dessas comunidades pioneiras continha em si,necessariamente, a ideia de construção de uma sociedade independente e autônoma.
No decorrer da colonização, esse espírito de autonomia foi crescendo, principalmente nas colônias da região do Centro e do Norte.
Colônias do Centro e do Norte: colônias de povoamento
Nas colônias do Centro e do Norte, desenvolvia-se uma produção agrícola policultora (de várias culturas), baseada na pequena e médiapropriedade rural. As condições climáticas dessa região favoreciam uma produção agrícola semelhante à europeia. E, por isso, seus produtos não interessavam ao comércio de exportação para a metrópole.
Desse modo, as colônias americanas do Centro e Norte escaparam ao duro esquema de exploração do sistema colonial mercantilista. Cresceram como colônias de povoamento com produção agrícola voltada para...
tracking img