Bahaus e Arquiteura moderna

Páginas: 3 (690 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2014
Bauhaus e a Arquitetura Moderna





Unisa – Publicidade e Propaganda 1º semestre
História da Arte - Professor Gidaldi.
Eduardo Silva, Júlia Castro, Patricia Ferreira



O que foi:Bauhaus foi uma escola de artes fundada em 1919 pelo arquiteto Walter Gropius, em Weimar, Alemanha. A escola unificou disciplinas como arquitetura, escultura, pintura e desenho industrial. Um de seusprincipais méritos consiste em ter alterado as relações entre desenho e arte industrial.
Ela revolucionou o design moderno ao buscar formas e linhas simplificadas, definidas pela função do objeto – umvisual “clean”, que você encontra hoje, por exemplo, nos produtos da Apple.
Antes de ser fechada por Adolf Hitler, em 1933, a escola teve três fases, marcadas por diretores, sedes e ênfasesdiferentes.
Gropius ficou no comando até 1927. Hannes Meyer assumiu até 1929, com a escola já na cidade de Dessau, e cedeu o cargo a Mies van der Rohe, com a instituição realocada em Berlim.




As fasesde Bauhaus:
O FUNDADOR
WALTER GROPIUS (1883-1969)
Principais projetos: A fábrica Fagus, em Alfeld, Alemanha (1911), a sede da Bauhaus , em Dessau, Alemanha (1925), e o pavilhão da Pensilvânia paraa Exposição Universal de Nova York (1939).
Criou a Bauhaus ao fundir duas outras escolas, a de Artes Aplicadas e a Academia de Belas-Artes da Saxônia, após a Primeira Guerra Mundial. Seu período nadireção, de 1919 a 1927, ficou conhecido como “anárquico expressionista”, já que sua proposta unificadora desafiava várias tradições.
O FUNCIONALISTA
HANNES MEYER (1889-1954)
Principais projetos:Petersschule , em Basel, Suíça (1926), e a sede da Liga das Nações, em Genebra, Suíça (1926-1927), mas ambos não saíram do papel.
Para o sucessor de Gropius, o processo de construção tinha de levar emconta as necessidades humanas – biológicas, intelectuais, espirituais e físicas. Por isso, o funcionalismo e o conforto passaram a ser levados tão a sério a partir de então. Embora Meyer fosse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bahaus
  • Bahaus
  • BAHAUS
  • Arquiteura
  • Bahaus
  • Por uma arquiteura
  • romantismo na arquiteura
  • escola de bahaus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!