Bahai

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Fé Bahá'í é uma renovação da religião, apropriada para atender às necessidades e resolver os problemas da época atribulada e super-avançada em que vivemos. É uma religião independente, possuindo suas próprias escrituras, leis, mandamentos e instituições.

Seus ensinamentos foram revelados pelo seu fundador – Bahá'u'lláh – em meados do século dezenove, como a expressão da vontade deDeus para a humanidade da era atual e em cumprimento das profecias de todas as religiões do passado.

Os bahá'ís são aqueles que seguem os ensinamentos de Bahá'u'lláh e que se dedicam à causa da paz mundial e à fraternidade humana. Já são milhões, e estão espalhados em aproximadamente 116.000 localidades, através dos cinco continentes. Provêm de todas as etnias, nacionalidades, classessociais e passados religiosos, formando uma comunidade mundial, única, sólida, harmoniosa, que é hoje parcela verdadeiramente representativa da humanidade.

O enfoque progressista da Fé Bahá'í com relação à sociedade humana origina-se na ênfase que Bahá'u'lláh colocou sobre o tema da unidade. A comunidade mundial bahá'í alcançou a unidade na diversidade através do poder transformador damanifestação de Deus. Seu padrão é uma fé comum. Sua palavra de ordem é a unidade da humanidade. Seu objetivo o estabelecimento da paz entre os homens e do reino de Deus na Terra.

A Fé Bahá'í é supranacional, inteiramente apolítica, não partidária e diametralmente oposta a qualquer política ou escola de pensamento que visa enaltecer alguma raça, classe ou nação em particular.

Aadministração bahá'í é feita por corpos administrativos de 9 pessoas, eleitos em nível local, nacional e internacional.

Não existe autoridade individual na Fé Bahá'í, nem sacerdotes, dogmas ou rituais elaborados.

A Fé Bahá'í desenvolve alguns projetos socioeconômicos, como por exemplo, a Escola das Nações, em Brasília, um projeto que tem como objetivo maior educar cidadãos para omundo. Sendo uma escola bilíngüe, pode-se ver na prática a aplicação de alguns princípios trazidos por Bahá'u'lláh, como a unidade na adversidade, ela tem como alunos crianças e pré-jovens de várias etnias e nacionalidades, interagindo no mesmo ambiente harmoniosamente, pois conforme expresso por Bahá'u'lláh: "Que não se vanglorie quem ama seu próprio país, mas sim, quem ama o mundo inteiro. A Terraé um só país e os seres humanos seus cidadãos."

Alguns princípios da Fé Bahá'í:

- Pesquisa Independente e Pessoal da Verdade

"O homem deve procurar a realidade por si mesmo, evitando as imitações e o apego às meras formas hereditárias... deverá, em primeiro lugar, fechar os olhos a todas as superstições tradicionais do passado... A fim de encontrarmos a verdade, devemosabandonar nossos preconceitos, nossas próprias pequenas noções triviais; é essencial termos mente aberta e receptiva..." 'Abdu'l-Bahá

- Igualdade de Direitos para Homens e Mulheres

"Enquanto as mulheres forem impedidas de atingir suas mais altas possibilidades, os homens não estarão habilitados a alcançar o máximo de sua capacidade e grandeza." 'Abdu'l-Bahá

"Em harmoniacom o espírito desta época, a mulher deve progredir e cumprir sua missão em todos os setores da vida, tornando-se igual ao homem. Deve estar no mesmo nível que o homem e gozar direitos iguais." 'Abdu'l-Bahá

- Harmonia entre Religião e Ciência e Razão

"Religião e ciência são duas asas sobre as quais a inteligência do homem pode pairar nas alturas, com as quais a alma humana podeprogredir. Não é possível voar com uma asa apenas! Se um homem tentasse voar unicamente com a asa da religião, cairia imediatamente no pântano da superstição, enquanto, por outro lado, somente com a asa da ciência, também nenhum progresso faria, antes, afundar-se-ia no lodaçal desesperador do materialismo." 'Abdu'l-Bahá

- Abandono dos Preconceitos e Superstições

"Todos os...
tracking img