Bacterioscopia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1826 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Rosângela Professora: Claudia

Relatório: Bacterioscopia

INTRODUÇÃO:
A análise microbiológica é de extrema importância na clínica e está diretamente relacionada com o diagnóstico/tratamento sendo na grande maioria das vezes o resultado de um exame microbiológico por si só suficiente, direcionando o clínico para o uso de um medicamento específico, como no caso de umacultura/antibiograma.
O laboratório de microbiologia tem a finalidade primordial de auxiliar no diagnóstico etiológico das doenças infecciosas causadas por microrganismos como bactérias e fungos. Para que isso ocorra de maneira satisfatória, a qualidade da coleta, do armazenamento e do transporte do material biológico é extremamente importante.
Todos os materiais devem ser obtidos antes do início daterapia antimicrobiana. Devem ser colhidos no local onde se espera encontrar o microrganismo, e com a menor contaminação externa possível. Deve-se coletar amostra em quantidade suficiente, seguindo as instruções específicas para cada sítio. Antes de coletar o material, o local deve ser limpo com soro fisiológico, tomando-se o cuidado de não se utilizarem substâncias antissépticas.
Escherichia coli:O estudo dessa bactéria possibilitou enormes avanços à ciência.
O material colhido, salvo instruções específicas, deve ser acondicionado em recipiente estéril. Quanto mais precoce a coleta, maiores as chances de isolamento do agente etiológico. Os dados clínicos, assim como sítio e hora da coleta, são informações importantes para o tratamento adequado da amostra.
Este material deve serutilizado apenas como parâmetro de estudo deste Programa. Os créditos deste conteúdo são dados a seus respectivos autores
O objetivo do curso é o aprendizado na interpretação de exames e desta forma, o complexo mecanismo de identificação bacteriana não será discutido, dando ênfase na parte clínica dos locais mais comuns de infecções bem como a interpretação do Antibiograma.

PRINCIPAIS MÉTODOS DECOLORAÇÃO:
De uma maneira geral, as bactérias têm afinidade por um grande número de corantes, principalmente aqueles do grupo dos derivados básicos da anilina (azul de metileno, cristal vileta, fucsina básica, etc.). Dentre os métodos existentes, aqueles que mais importância apresentada dentro do laboratório de microbiologia são os métodos de Gram e de Ziehl-Neelsen.

COLORAÇÃO DE GRAM:
Acoloração de Gram é usada para classificar bactérias com base no tamanho, morfologia celular e comportamento diante dos corantes. No laboratório de microbiologia clínica é um teste adicional rápido para o diagnóstico de agentes infecciosos, sendo também utilizado para avaliar a qualidade da amostra clínica analisada.
Não se pode deixar de destacar que a coloração de |

Gram somente será um recursorápido e útil quando for corretamente realizada (do ponto de vista técnico) e interpretada por profissionais experientes. A coloração de Gram, desenvolvida em 1884 pelo médico dinamarquês. Christian Gram, é um dos métodos de coloração mais Cocos Gram Positivos Este material deve ser utilizado apenas como parâmetro de estudo deste Programa. Os créditos deste conteúdo são dados a seus respectivosautores Trata-se de um método de coloração diferencial, dado que permite dividir as bactérias em duas classes - Gram negativas e Gram positivas. É pois uma ferramenta essencial na classificação e diferenciação de bactérias. A análise correta da Bacterioscopia por Gram é uma espécie de “divisor de águas”, uma vez que direciona a pesquisa para dois grandes grupos de bactérias, Gram Positivas (G+) eGram Negativas (G-).
A observação de microrganismos reveste-se de dificuldades não só devido à sua reduzida dimensão mas, também, porque estes são transparentes e praticamente incolores. Com o propósito de estudar as suas propriedades e/ou de diferenciar os microrganismos em grupos específicos para fins taxonômicos e de diagnóstico, recorre-se normalmente a técnicas de coloração.

Esta...
tracking img