Bacterias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Streptococcus em nomenclatura internacional latina ou estreptococos em português, são um género de bactérias com forma de coco Gram-positivas que causam doenças no ser humano. A maioria das espécies no entanto é inofensiva. São dos patógenos mais comuns.

Biologia

São cocos que se agrupam em colónias lineares ou em pares. Com técnica Gram, as características da sua parede celular, com paredecelular grossa e membrana simples, determinam coloração roxa (Gram-positiva). São imóveis, já que não possuem órgãos de locomoção (como flagelos e cílios). Nenhum fabrica a enzima catalase, sendo portanto catalase-negativos, uma distinção importante contra os Staphylococcus.

Todos os estreptococos são anaeróbios facultativos, podendo viver na ausência de oxigénio (fermentando os nutrientes emácido láctico) mas preferindo a sua presença.

Classificação

Os estreptococos são classificados de acordo com a sua capacidade de provocar lise (morte celular) em eritrócitos, em alfa (hemolise incompleta), beta (hemolise total) ou gama (nenhuma hemolise)-hemolíticos. Também podem ser classificados de acordo com os carbohidratos nas suas membranas, de acordo com a classificação de Lancefieldde 1933 ainda usada.

1. Grupo A:Streptococcus pyogenes é o mais importante: beta-hemolítico causa a faringite estreptocócia, a mais comum forma de faringite.
2. Grupo B:Streptococcus agalactiae: pode ser beta ou gama-hemolítico. Causa meningite em neonatos.
3. Streptococcus pneumoniae ou pneumococo: são alfa-hemolíticos, causam pneumonia.
4. Streptococcus viridans: não são uma espécie masantes um grupo delas de caracteristicas muito similares. São frequentes nos dentes e podem causar abcessos dentários ou endocardite. Uma espécie é o Streptococcus mutans que pode causar cáries devido à produção de ácidos que danificam o esmalte.

Epidemiologia

Fazem parte da microbióta normal da boca, pele, intestino ou tracto respiratório superior.

Podem ser passados de pessoa por pessoa porcontacto com pessoas ou com objectos. São destruídos por detergentes e sabão mas são resistentes à desidratação, podendo aguentar periodos muito longos. Outras formas de transmissão incluem espirros e tosse.

Infecções em humanos

As infecções estreptocócicas são causadas por bactérias Gram-positivas denominadas estreptococos. As várias cepas patogênicas de estreptococos são agrupadas deacordo com seu comportamento, suas características químicas e seu aspecto. Cada grupo tende a produzir tipos específicos de infecções e sintomas.

• Os estreptococos do grupo A são as espécies mais virulentas para o ser humano, o qual é seu hospedeiro natural. Eles podem causar infecção estreptocócica da orofaringe, tonsilite, infecções de feridas e da pele, infecções do sangue (septicemia),escarlatina, pneumonia, moléstia reumática, coréia de Sydenham (dança de São Vito) e inflamação dos rins (glomerulonefrite), causando a morte em cerca de 1 mes.

• Os estreptococos do grupo B causam mais freqüentemente infecções perigosas nos recém-nascidos (sépsis neonatal) e infecções articulares (artrite séptica) e cardíacas (endocardite).

• Os estreptococos dos grupos C e G freqüentemente sãotransportados por animais, mas também crescem na garganta, no intestino, na vagina e na pele do ser humano. Esses estreptococos podem causar infecções graves, como a faringite estreptocócica, pneumonia, infecções cutâneas, infecções de feridas, sépsis pós-parto e neonatal, endocardite e artrite séptica. Após uma infecção por uma dessas bactérias, pode ocorrer uma inflamação renal.

• Osestreptococos do grupo D e os enterococos crescem normalmente no trato digestivo baixo, na vagina e na pele circunvizinha. Eles também podem causar infecções de feridas e de válvulas cardíacas, da bexiga, do abdômen e do sangue. As infecções causadas por determinados tipos de estreptococos podem causar uma reação auto-imune na qual o organismo ataca seus próprios tecidos. Essas reações podem ocorrer após...
tracking img