Bacterias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Bactérias causadoras de doença, ou patogênicas, são parasitas de organismos vivos.
As bactérias entram nos humanos de diversas formas. Bactérias do ar entram por abrasões na pele ou passando diretamente pelo nariz, garganta ou pulmões. Elas causam doenças como difteria, coqueluche, infecções por estafilococos, infecção da garganta causada por estreptococos, tétano etuberculose. Outras bactérias entram no corpo por meio de comida ou água contaminada. Elas causam doenças como febre tifóide, desinteria, cólera e botulismo. Algumas cadeias de bactérias secretam toxinas na corrente sanguínea, que carrega o veneno para outras partes do corpo. Algumas doenças bacterianas podem ser prevenidas por imunização rotineira durante a infância. Se as doenças são contraída,elas geralmente são tratadas com antibióticos, como penicilina e sulfa. Pessoas que são especialmente suscetíveis a infecções bacterianas, como as que se recuperam de uma cirurgia ou aquelas que estão em tratamento quimioterápico, tomam antibiótico como modo de prevenção.

BACTÉRIAS

As bactérias são organismos unicelulares com tamanho microscópico, medindo cerca de 0,2 a 1,5 μm de comprimento,sendo em média dez vezes menores do que uma célula eucarionte. Normalmente possuem uma rígida parede celular que envolve externamente a membrana plasmática, constituída por uma trama de peptídeos (proteínas) interligados a polissacarídeos (açúcares), formando um complexo denominado de pepdidoglicnas. Essa substância é responsável pela forma, proteção física e osmótica do organismo.
Algumas espéciesde bactérias possuem uma cápsula uniforme, espessa e viscosa, atribuindo uma proteção extra contra a penetração de vírus (bacteriófagos), resistência à ofensiva dos glóbulos brancos (fagocitose), além de proporcionar adesão quando conjuntas em colônia.
Considerando o aspecto estrutural geral, uma bactéria é basicamente constituída por uma membrana plasmática. Podendo essa invaginar, formando umadobra (mesossomo) concentrada em enzimas respiratórias.
Mergulhados no hialoplasma existem: um único filamento de DNA circular, contendo todas as informações (genes) necessárias ao funcionamento biológico bacteriano; vários ribossomos dispersos no hialoplasma; e grãos de glicogênio, utilizados como reservatório de nutrientes.
O material genético localiza-se normalmente em uma região chamada denucleoide, havendo, em alguns casos, moléculas menores de DNA (os plasmídeos), contendo genes que desempenham funções diversas, por exemplo: resistência a antibióticos e ação tóxica injetada em bactérias competidoras, induzindo a degradação (morte).
As locomoções de muitas bactérias ocorrem por batimento flagelar, longos filamentos formados por fibrila, um arranjo estrutural diferenciado dos flagelosde eucariotos. Outros anexos como os pelos ou fimbrias também podem auxiliar no deslocamento, intercâmbio (conjugação) de material genético entre bactérias ou até mesmo facilitar a aderência e infecção a um hospedeiro.

DOENÇAS CAUSADAS POR BACTÉRIAS
Salmonella
Corresponde a um gênero de microrganismos em forma de bastão, Gram-negativo, não formador de esporos. Causam doençasinfecciosas no homem e nos animais e atualmente já são conhecidos mais de 2600 sorotipos de Salmonella. Infecções por salmonelas apresentam três tipos de síndrome: a febre tifóide, causada por Salmonella Typhi, as febres paratíficas, causadas por Salmonella Paratyphi A, B e C e as gastroenterites, ou salmoneloses. A Salmonella provoca doenças como:
Febre Tifóide
Caracteriza-se por febre, dor de cabeça,diarréia, dor abdominal, podendo produzir ainda danos respiratórios, hepáticos, esplênicos e/ou neurológicos. As febres paratíficas (A, B e C): são semelhantes à febre tifóide.
Gastroenterite
Trata-se de uma doença infecciosa que se caracteriza por diarréia, febre e cólicas abdominais, que aparecem 12 a 72 horas após a infecção. A doença dura de 4 a 7 dias, e a maioria das pessoas infectadas se...
tracking img