Bacterias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


As bactérias são muitas vezes lembradas como formas nocivas aos demais animais vivos, pois podem causar doenças. Entretanto, apenas poucas espécies causam doenças nos seres humanos e em organismos.
As bactérias são lembradas também por estragarem alimentos, decompondo-os e deixando-os impróprios ao consumo. Isso realmente acontece, mas são fundamentais para a manutenção da vidaem nosso planeta.
Algumas espécies atuam como decompositoras, degradando organismos mortos e com isso contribuindo para a reciclagem da matéria orgânica; outras espécies são fotossintetizantes, que contribuem para a liberação de oxigênio no ambiente; e outras usadas na indústria alimentícia.










04
FISIOLOGIA MICROBIANA
1. Respiração Celular
É um processo de geração deenergia por meio da oxidação de moléculas, tendo como aceptor final de elétrons uma molécula inorgânica. A característica típica da respiração é a participação no processo de uma cadeia de substância (cadeia respiratória, ou cadeia transportadora de elétrons) que transportam elétrons até o aceptor inorgânico final, liberando gradativamente a energia neles contida, a qual é utilizada na síntese do ATP.Costuma-se distinguir dois tipos de respiração celular, denominadas aeróbicas e anaeróbicas.
1.1 Respiração Aeróbia
Do grego aer- ar, caracteriza-se pelo fato de o aceptor final de elétrons ser o gás oxigênio (O2). Os produtos finais de respiração aeróbica de compostos orgânicos são hidratos de carbônico (CO2) e água (O2), com libertação de energia química (adenosina trifosfato ATP). O rendimentoenergético desta via catabólica é muito elevado. Certas bactérias heterotróficas obtêm energia somente pela respiração aeróbica. Conseqüentemente, elas só conseguem sobreviver na presença de gás oxigênio, sendo por isso chamadas de aeróbias.

1.2 Respiração Anaeróbia
Do grego a - negação, e aer – ar; o processo biológico de obtenção de energia em que o aceptor final de elétrons não é o gásoxigênio, mais um outro de composto inorgânico, como nitratos ou sulfatos. A respiração anaeróbica é utilizada por bactérias que vivem no solo ou em águas estagnadas, onde o suprimento de gás oxigênio é escasso. Os produtos finais da respiração anaeróbia de compostos orgânicos são o gás carbônico e uma sustância inorgânica, que varia de acordo com a espécie de bactéria. A lguns organismos, como obacilo do tétano, por exemplo, tem na respiração anaeróbica o único método de obtenção de energia são chamados anaeróbicos estritos ou obrigatórios. Os outros como os levedos de cerveja, podem realizar a respiração aeróbica ou anaeróbica, dependendo da disponibilidade ou não de gás oxigênio. Por isso, essas bactérias são denominadas anaeróbias facultativas.
05
2. Fermentação
É um processobiológico em que moléculas orgânicas ricas em energia são degradas parcialmente, com liberação de menor quantidade de energia do que na respiração. Dependendo do microrganismo que realiza a fermentação e do substrato utilizado, formam-se diferentes produtos a partes das substâncias orgânicas degradadas. Por exemplo, a fermentação de glicídios por certas bactérias e leveduras origina álcool etílico e gáscarbônico, sendo, por isso denominada de fermentação alcoólica. Certas bactérias (lactobacilos) fermentam glicídios, originando ácido láctico, processo denominado fermentação láctica.
A fermentação é a forma de obter energia utilizada por certas bactérias, por certos fungos e até mesmo por células de nosso músculo, em situações de necessidade os passos iniciais dos vários tipos de fermentação sãosemelhantes: uma molécula de glicose é quebrada em duas moléculas de ácido pirúvico, liberando energia, a qual é utilizada para produzir ATP. O ácido pirúvico, por sua vez é transformado nos produtos da fermentação (álcool, CO2, ácido láctico etc.), que são excretados pela bactéria fermentadora.
2.1 Fermentação Láctica
A fermentação láctica, em que o ácido pirúvico originado da glicólise é...
tracking img